Filmes

Notícia

Independence Day: Estúdio tentou barrar Will Smith por ser negro, diz diretor

Fox disse que escalação de Will Smith "mataria" bilheteria do filme fora dos EUA

02.07.2021, às 13H12.
Atualizada em 02.07.2021, ÀS 13H39

Roland EmmerichDean Devlin, diretor e produtor de Independence Day, revelaram em entrevista ao THR que o estúdio responsável pela distribuição do filme, a Fox, tentou barrar a escalação de Will Smith no papel do Capitão Steve Hiller por ele ser negro.

"Eles disseram: 'Se vocês escalarem um cara negro neste papel, vocês matam as chances do filme fazer sucesso fora dos EUA'. E nós respondemos: 'Bom, o filme é sobre uma invasão alienígena. Acho que ele vai bem em todo lugar'. Foi uma guerra enorme por causa disso, e Roland foi quem insistiu na escalação de Will", comentou Devlin.

O diretor, por sua vez, explicou porque o astro de Um Maluco no Pedaço foi sua escolha para o papel. "Ethan Hawke estava na nossa lista também, mas na época achei que ele era jovem demais para o papel. Me parecia muito claro que a dupla principal precisava ser Will Smith e Jeff Goldblum. Era o combo perfeito", disse.

Quando a data de início das filmagens estava próxiama a chegar, a disputa com a Fox ainda não estava resolvida. "Eu tive que bater o pé e dizer: 'A Universal está me ligando todos os dias, então escalem Will e Jeff, ou eu vou levar o filme para lá'", lembrou Emmerich.

O cineasta conseguiu o seu "combo perfeito", é claro, e o filme acabou provando que a Fox estava errada sobre os prospectos de Will Smith no mercado fora dos EUA. Independence Day arrecadou US$ 810 milhões em bilheterias ao redor do mundo, mais de US$ 511 milhões deles fora do país de origem.