Roland Emmerich e Dean Devlin, diretor e produtor de Independence Day, revelaram em entrevista ao THR que o estúdio responsável pela distribuição do filme, a Fox, tentou barrar a escalação de Will Smith no papel do Capitão Steve Hiller por ele ser negro.
"Eles disseram: 'Se vocês escalarem um cara negro neste papel, vocês matam as chances do filme fazer sucesso fora dos EUA'. E nós respondemos: 'Bom, o filme é sobre uma invasão alienígena. Acho que ele vai bem em todo lugar'. Foi uma guerra enorme por causa disso, e Roland foi quem insistiu na escalação de Will", comentou Devlin.
- Diretor culpa Will Smith por problemas de Independence Day: O Ressurgimento
- Will Smith revela capa e título de sua autobiografia
- Will Smith vai estrelar novo especial de comédia da Netflix
O diretor, por sua vez, explicou porque o astro de Um Maluco no Pedaço foi sua escolha para o papel. "Ethan Hawke estava na nossa lista também, mas na época achei que ele era jovem demais para o papel. Me parecia muito claro que a dupla principal precisava ser Will Smith e Jeff Goldblum. Era o combo perfeito", disse.
Quando a data de início das filmagens estava próxiama a chegar, a disputa com a Fox ainda não estava resolvida. "Eu tive que bater o pé e dizer: 'A Universal está me ligando todos os dias, então escalem Will e Jeff, ou eu vou levar o filme para lá'", lembrou Emmerich.
O cineasta conseguiu o seu "combo perfeito", é claro, e o filme acabou provando que a Fox estava errada sobre os prospectos de Will Smith no mercado fora dos EUA. Independence Day arrecadou US$ 810 milhões em bilheterias ao redor do mundo, mais de US$ 511 milhões deles fora do país de origem.