Filmes

Notícia

Isao Takahata, fundador do Studio Ghibli, morre aos 82 anos

Estúdio de animação foi responsável por filmes como Meu Amigo Totoro

05.04.2018, às 21H39.
Atualizada em 07.04.2018, ÀS 01H02

O diretor Isao Takahata, co-criador de um dos estúdios de animação mais importantes do mundo, o Studio Ghibli, faleceu em 5 de abril aos 82 anos. Takahata co-fundou ao lado de Hayao MiyazakiToshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma o estúdio sediado no Japão que criaria filmes como Meu Amigo Totoro, Meus vizinhos: Os Yamadas O Conto da Princesa Kaguya, indicado ao Oscar de Melhor Animação.

A causa da morte de Takahata ainda não foi divulgada, mas, de acordo com o IndieWire, o diretor já vinha sofrendo de problemas no coração desde 2017.

Takahata dirigiu vários filmes ao longo de sua carreira, entre os quais Grave of the Fireflies, uma animação semiautobiográfica sobre os horrores do Japão pós-Segunda Guerra Mundial. O filme, lançado em 1988, foi elogiado pelos críticos. Sua popularidade perdura até hoje como um dos filmes de guerra mais comoventes de todos os tempos.

A carreira cinematográfica de Takahata começou em 1968 com Hórus: O Príncipe do Sol e o último filme de Takahata foi A Tartaruga Vermelha, que ele produziu. O filme foi uma co-produção entre Studio Ghibli e Wild Bunch. Dirigido por Michaël Dudok  de Wit, o filme segue um homem naufragado em uma ilha deserta que encontra uma tartaruga gigante vermelha. A história do filme é expressa inteiramente sem o auxílio do diálogo.