AFP/Divulgação

Filmes

Notícia

Jean-Luc Godard, ícone da Nouvelle Vague, morre aos 91 anos

Parceira do cineasta confirmou que Godard morreu por suicídio assistido

13.09.2022, às 09H10.
Atualizada em 13.09.2022, ÀS 13H09

Um dos principais ícones do movimento artístico conhecido como Nouvelle Vague, Jean-Luc Godard morreu hoje (13), segundo o relato de múltiplos veículos franceses. O cineasta tinha 91 anos e morreu por suicídio assistido.

"Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado por entes queridos", disseram sua esposa, Anne-Marie Mieville, e seus representando em um comunicado oficial divulgado à imprensa francesa. Eles também anunciaram que Godard será cremado e não haverá uma cerimônia oficial.

Les Films Impéria/Reprodução

Conhecido por clássicos do cinema como AcossadoO Demônio das Onze HorasO Desprezo, Godard estava entre os diretores mais aclamados e importantes do mundo, com um trabalho que ajudou a romper conveções no meio e dar início a uma nova forma de rodar cinema — movimento que ficou conhecido como a Nouvelle Vague, sendo responsável por inserir novos elementos na produção de filmes, como o uso de câmeras portáteis, diálogos existenciais e cortes de salto.

Embora não tenha sido o único a ajudar a criar a Nouvelle Vague, também conhecida como "nova onda francesa", Godard ficou conhecido como o garoto-propaganda do movimento, que ganhou ramificações em outros países e, principalmente, em Hollywood. 

"Jean-Luc Godard, o cineasta mais iconoclasta da nova onda francesa, inventou uma arte resolutamente moderna e intensamente livre. Estamos perdendo um tesouro nacional, um olhar de gênio", disse Emmanuel Macron, presidente da Franca, no Twitter.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.