Kenneth Branagh em cena de Morte no Nilo (Reprodução)

Filmes

Entrevista

A Noite das Bruxas mistura Agatha Christie e terror: “Thriller sobrenatural”

“Regras do nosso mundo não se aplicam”, diz Kenneth Branagh

26.04.2023, às 15H16.
Atualizada em 26.04.2023, ÀS 15H41

Hercule Poirot vs. fantasmas? Esse é o confronto que A Noite das Buxas oferece ao espectador, se afastando um pouco do tom misterioso - mas raramente sobrenatural - dos livros de Agatha Christie que originaram o personagem. Em entrevista ao Omelete, o diretor e astro Kenneth Branagh explicou por que colocar o detetive belga de frente com espíritos é uma boa ideia.

Este é um thriller sobrenatural, o que significa que as regras do nosso mundo nem sempre se aplicam”, começa ele. “Assim, nós vemos toda a confiança que caracteriza o personagem de Poirot ser desconstruída aos poucos por todos esses acontecimentos assustadores… e isso tudo em Veneza, um cenário que nunca desaponta.

Branagh aponta que, após levar Poirot para o Leste Europeu em Assassinato no Expresso do Oriente (2017) e para o Egito em Morte no Nilo (2022), ele e o roteirista Michael Green não estavam dispostos a reencontrar o detetive em um mero vilarejo britânico, cenário típico das histórias de Christie. Por isso, A Noite das Bruxas empresta personagens e situações do livro de mesmo nome, mas os transporta para a famosa cidade afundada da Itália.

O nosso Poirot vive em um contexto de viagem e de aventura, o que também não deixa de ser um escapismo para ele”, comenta. “Veneza certamente serve como um pano de fundo diferente e misterioso, mas também como uma armadilha física para Poirot. Pela natureza da cidade, ela é um microcosmo fechado, isolado do restante do mundo. Nesse contexto, ele não só tem que resolver o mistério como também encarar alguns demônios do seu passado.

É exatamente isso que mostra o primeiro trailer do filme, lançado hoje (26), que termina com Poirot declarando que “todos precisam encarar os seus próprios fantasmas, sejam eles reais ou não”. A trama se passa no decorrer de uma única noite, como nos adianta Branagh, na qual Poirot aceita participar de uma sessão espírita comandada pela médium Joyce Reynolds (Michelle Yeoh).

O impulso inicial dele, claro, é expor a coisa toda como um truque, uma falsidade”, comenta o diretor. “Mas Poirot se vê de certa forma surpreendido e seduzido pelos eventos daquela noite, especialmente porque tais eventos trazem à tona lembranças das muitas outras vezes em que ele encarou a morte de frente. As coisas se tornam mais sombrias do que ele esperava, é o que eu quero dizer.

A Noite das Bruxas ainda conta com Tina Fey, Jamie Dornan, Kelly Reilly, Kyle Allen e Camille Cottin no elenco. A estreia ficou para 14 de setembro nos cinemas brasileiros.