Michelle Yeoh em A Haunting in Venice (Reprodução/YouTube)

Filmes

Entrevista

Kenneth Branagh se derrete por Michelle Yeoh: “Sempre a admirei”

Diretor trabalha com a atriz vencedora do Oscar no novo A Noite das Bruxas

27.04.2023, às 06H00.

Kenneth Branagh já trabalhou com alguns dos maiores astros e estrelas de Hollywood - só contando o elenco de suas duas adaptações de Agatha Christie até agora, a lista inclui de Michelle Pfeiffer a Gal Gadot, de Penélope Cruz a Willem Dafoe. O novo A Noite das Bruxas, no entanto, lhe deu a oportunidade de dirigir uma atriz que admira há muito tempo: Michelle Yeoh.

Eu estou tão feliz pelo momento que ela está vivendo, porque Michelle tem feito um trabalho tão fantástico nas últimas décadas, em filmes tão diferentes um do outro!”, define ele em entrevista ao Omelete. “A inteligência e a gravidade que ela imprime na tela são incríveis, mas ao mesmo tempo ela tem um senso de humor maravilhoso, está sempre se divertindo, é sempre um prazer trabalhar com ela. Sou um grande admirador dela, então tê-la em qualquer um dos meus filmes seria um prazer.

Além da recente vencedora do Oscar por Tudo e Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, o novo filme em que Branagh interpreta o detetive Hercule Poirot conta com um elenco tão estrelado quanto o dos predecessores: Tina Fey, Kelly Reilly (“Eu a conheço do teatro britânico, é incrível ver o sucesso que ela conseguiu com Yellowstone”, diz o diretor), Jamie Dornan e Jude Hill (“Reuni-los depois de nossa experiência em Belfast foi ótimo, conseguimos nos comunicar muito fácil no set”, comenta Branagh) estão na lista.

Mas será comandar as adaptações de Agatha Christie mais celebradas dos últimos anos transformou a forma como o diretor enxerga seus atores? Quando o Omelete pergunta se ele assiste filmes pensando em quem será seu próximo assassino ou sua próxima vítima”, Branagh solta uma risada sonora: Eu não fico pensando nisso, confesso, mas quando chega a hora de escalar uma nova aventura de Poirot, tento criar um grupo com dinâmica bem espirituosa. Quero que faíscas voem ao redor dos atores.

Acho que nosso público gosta muito quando isso acontece, especialmente quando percebe que todos aqueles atores estão mesmo juntos naquele cenário, que não gravaram em lugares diferentes e foram juntados depois através do CGI”, ironiza o cineasta. “Os próprios atores, é claro, respondem muito a isso. É como estar em um acampamento intensivão de Agatha Christie, e quem não gostaria disso?”.

A estreia de A Noite das Bruxas ficou para 14 de setembro nos cinemas brasileiros.