Kenneth Branagh em cena de A Noite das Bruxas (Reprodução/YouTube)

Filmes

Entrevista

Kenneth Branagh dá dica sobre próximo filme de Poirot: “Chave é o cenário”

Conheça histórias de Agatha Christie que podem servir de base para a franquia

18.09.2023, às 06H00.

Depois de viajar pelo Expresso do Oriente e resolver um assassinato em plenas águas do Nilo, Hercule Poirot (Kenneth Branagh) se verá de frente com um mistério em Veneza na sua terceira aventura cinematográfica, A Noite das Bruxas. E com o sucesso do personagem, já vale pensar: onde ele vai parar da próxima vez?

O catálogo de Agatha Christie nos apresenta uma variedade tão rica de histórias para contar”, comenta Branagh em entrevista ao Omelete. “Às vezes, Poirot lida com mistérios que envolvem conspirações gigantescas, de implicações internacionais, e às vezes os eventos da trama são incrivelmente domésticos e íntimos. Acho que levar Poirot ao redor do mundo é o 'pique' da nossa franquia, e o público está gostando disso. Então, talvez, essa seja a pista para os próximos filmes: encontrar um novo e exótico local em que ele possa resolver um mistério.

Locais inusitados ou paradisíacos são o que não faltam na bibliografia de Christie, de fato. Inclusive, se Branagh precisar de uma ajudinha, separamos abaixo algumas ideias tiradas direto dos livros da rainha do mistério:

  • Cornualha - Um resort nesta região de beleza severa do Reino Unido é o cenário de A Casa do Penhasco, um dos melhores e mais intrigantes mistérios do catálogo de Christie.

  • Litoral da França - O Mistério do Trem Azul é basicamente Expresso do Oriente, mas em uma rota pela belíssima Riviera francesa. Que tal encontrar Poirot em Cannes?

  • Alpes suíços - Durante uma viagem de bonde para uma montanha nevada, Poirot precisa resolver um desencontro mortal entre os outros passageiros. É a premissa do conto O Javali de Erimanto.

  • De volta ao Egito - Talvez já seja hora de revisitar uma locação. Na bibliografia de Christie, Poirot investigou um assassinato em uma escavação arqueológica no conto A Aventura da Tumba Egípcia.

  • Iraque - Por falar em arqueologia, Morte na Mesopotâmia coloca Poirot para investigar um assassinato em outra escavação… mas, dessa vez, no coração do Oriente Médio.

  • Israel e Jordânia - Ainda viajando pela mesma região, nosso investigador preferido se envolve com um assassinato cometido em família. É a trama de Encontro com a Morte

  • Grécia - Em Triângulo em Rhodes, o detetive tenta tirar férias tranquilas na principal ilha grega, mas obviamente se vê envolvido em um crime com motivos bem picantes.

  • Um avião - Trem, barco… talvez seja uma boa ideia fazer Poirot viajar pelo ar dessa vez? Morte nas Nuvens mostra o detetive resolvendo um assassinato em pleno voo comercial.

  • Bélgica - O país natal do detetive aparece muito pouco em suas aventuras. Caso Branagh queira se aposentar do papel e contar uma história da juventude de Poirot como policial, no entanto, o conto A Caixa de Chocolates é uma boa pedida.

A Noite das Bruxas já está em cartaz nos cinemas brasileiros.