Lightyear, o spin-off de Toy Story que promete contar a história de origem do astronauta mais amado da franquia, terá o primeiro beijo entre um casal homossexual da história da Pixar. Segundo a Variety, a cena tinha originalmente sido vetada pela Disney, que é proprietária do estúdio de animação, mas eventos das últimas semanas fizeram os executivos reverterem a decisão.
No último dia 9 de março, funcionários LGBTQIA+ e aliados da Pixar assinaram uma carta aberta em que acusavam a Disney de "ativamente censurar demonstrações de afeto homossexual" nos filmes do estúdio. A carta surgiu como parte de protestos maiores, repudiando o silêncio da diretoria da Disney sobre a proposta de lei apelidada de "Don't Say Gay", que virou assunto polêmico nos EUA ao tentar banir a discussão da homossexualidade em escolas.
Ainda de acordo com a Variety, o beijo lésbico de Lightyear acontece entre a personagem Hawthorne (dublada por Uzo Aduba, de Orange is the New Black) e sua namorada. Ela será apenas a segunda personagem abertamente LGBTQIA+ da história da Pixar, depois de Specter (Lena Waithe), uma policial que faz alusão a sua namorada em uma cena de Dois Irmãos.
- Confira o trailer de Lightyear
- O que falta para as animações da Disney terem mais representatividade?
- Jungle Cruise não chega lá: o que falta na representatividade LGBTQIA+ da Disney
Lightyear é dirigido por Angus MacLane, animador da Pixar que co-dirigiu Procurando Dory, além de curtas de Toy Story. O personagem título terá voz original de Chris Evans, ator conhecido por viver o Capitão América no MCU.
A estreia está marcada para 17 de junho de 2022.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.