Universal/Divulgação

Filmes

Lista

Entenda a linha do tempo da franquia Planeta dos Macacos

Série iniciada em 1968 conta com dez filmes no total

02.08.2024, às 11H12.

Uma das franquias de ficção científica mais antigas do cinema, Planeta dos Macacos ganhou um novo capítulo com a estreia de Planeta dos Macacos: O Reinado na última quinta (9). O longa dá início a uma nova trilogia, mas também serve como sequência da trinca de filmes estrelada por Andy Serkis.

Com tantos filmes contando a história de um mundo no qual macacos são inteligentes e mais evoluídos do que os humanos, é normal que parte do público fique confuso com a linha do tempo. Portanto, esta lista é para esclarecer como funciona a continuidade da franquia Planeta dos Macacos.

Com dez longas no total, a série é composta pelos cinco filmes originais lançados entre 1968 e 1973; um remake de 2001, dirigido por Tim Burton; a trilogia iniciada em 2011 e que marcou o reboot da franquia, e o recém-lançado O Reinado.

Nesta lista, vamos excluir o reboot de Tim Burton, que tinha nomes como Mark Wahlberg, Tim Roth e Paul Giamatti no elenco. Confira abaixo:

Planeta dos Macacos (1968)

Filme original da franquia lançado em 1968. A trama se passa no ano 3978 e mostra o astronauta humano George Taylor (Charlton Heston) cair em um planeta desconhecido no qual os macacos são a espécie dominante, evoluídos, com inteligência e habilidade de fala, enquanto os humanos são aprisionados e sem a capacidade de se comunicar.

Após os eventos do filme, Taylor descobre que o planeta é, na verdade, a Terra em um mundo pós-apocalíptico. A cena final do filme é uma das mais marcantes do cinema, na qual o personagem de Heston encontra a parte de cima de uma destruída Estátua da Liberdade e finalmente entende que está "em casa".

De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)

Situado logo após os eventos do filme original, De Volta ao Planeta dos Macacos mostra o astronauta John Brent (James Franciscus) como o único sobrevivente de uma missão de resgate à procura de George Taylor (Charlton Heston).

Juntos, os dois descobrem uma seita que louva uma bomba atômica sem saber do perigo. 

Fuga do Planeta dos Macacos (1971)

Após a explosão da bomba, os chimpanzés Cornelius (Roddy McDowell) e Zira (Kim Hunter) fogem da Terra antes de sua destruição e acabam entrando em um túnel do tempo que os leva de volta ao planeta, mas no ano de 1973.

Nesta época, os humanos ainda eram a espécie dominante e tratam os símios como celebridades. Ao descobrirem o passado do casal, as autoridades começam a caça-los, ao mesmo tempo em que Zira se prepara para dar à luz o filho Milo.

A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)

Situado em 1991, o longa conta a história de Milo (também vivido por Roddy McDowell), agora chamado de César, e sua luta para acabar com a opressão dos humanos contra os símios. O conflito dá início à guerra entre as espécies que viria a culminar na Terra pós-apocalíptica.

A Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

Último filme da série iniciada em 1968. A trama se passa em 2003, após os eventos catastróficos da guerra entre humanos e macacos que destruiu o planeta.

Agora líder, Milo/Cesar tenta proteger os sobreviventes de ambas as espécies, mas precisa enfrentar a tentativa de um golpe do general gorila Aldo (Claude Akins).

Planeta dos Macacos: A Origem (2011)

Primeiro filme da trilogia que reiniciou a franquia. Na trama situada em 2019, o cientista Will Rodman (James Franco) faz experiências em um macaco resgatado chamado César (Andy Serkis). Ele começa a desenvolver funções cognitivas superiores após ser exposto a um soro experimental e ajuda outros símios a escapar para a liberdade enquanto uma pandemia dizima as populações humanas da Terra.

Apesar de ter o mesmo nome de um dos protagonistas dos filmes antigos, o César de Serkis não tem relação com o vivido por McDowell.

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

Dez anos após a pandemia matar milhões de pessoas, César lidera uma comunidade de símios evoluídos que enfrenta constantes batalhas com as humanos sobreviventes liderados pelo cruel Dreyfus (Gary Oldman).

Enquanto ele tenta promover a paz entre as espécies, o rebelde Koba (Toby Kebbell) tenta destroná-lo por acreditar que apenas a morte dos humanos é a solução.

Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Dois anos após o confronto com Dreyfus, a colônia de macacos de César é detida em um campo de prisioneiros liderado por um coronel militar homicida (Woody Harrelson). Para piorar, uma cepa mutante da gripe símia que reduz os humanos a animais primitivos acaba por tornar o conflito ainda pior.

Planeta dos Macacos: O Reinado

300 anos após a morte de César, outro conflito interno entre símios irrompe quando um jovem chimpanzé chamado Noah (Owen Teague) questiona a suposta superioridade dos macacos sobre a humanidade. Sua impressão sobre os humanos começa a mudar ainda mais quando ele conhece a jovem Mae (Freya Allan).