Louis Gossett Jr., de Watchmen e A Força do Destino, morreu nesta quinta (28), aos 87 anos, em sua casa em Santa Mônica, nos Estados Unidos. A morte foi confirmada pelo sobrinho do ator à Associated Press, mas uma causa oficial não foi revelada.
"É com grande pesar que confirmamos que nosso amado pai faleceu esta manhã. Gostaríamos de agradecer a todos pelas condolências neste momento. Por favor, respeite a privacidade da família durante este momento difícil", disse a família do ator em comunicado oficial (via THR).
Gossett Jr. foi o segundo homem negro a vencer um Oscar, com o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por A Força do Destino, de 1983. Ele começou sua carreira como ator aos 17 anos, ainda na década de 1950, em peças da Broadway.
Sua carreira na TV começou com pequenas participações especiais no final dos anos 1960, em séries como Bonanza, The Mod Squad e Good Times. Mas seu papel mais marcante viria em Raízes, aclamada minissérie norte-americana que lhe rendeu um prêmio de Melhor Ator no Emmy - ele seria indicado outras sete vezes.
Para o público mais jovem, Louis Gossett Jr. é conhecido por interpretar a versão idosa de William Reeves em Watchmen, minissérie da HBO que também lhe rendeu uma indicação ao Emmy.