O cineasta Francis Ford Coppola fez uma revelação no mínimo intrigante ao falar sobre suas inspirações para o novo longa Megalópolis. De acordo com o diretor, tanto o personagem vivido por Adam Driver, quanto a ideia utópica de arquitetura urbana defendida por ele têm base em elementos brasileiros. Mais especificamente, na cidade de Curitiba, no Paraná, e no ex-governador Jaime Lerner, que comandou o estado entre 1994 e 2002.
No filme, a população da imaginária cidade de Nova Roma precisa escolher entre o lado visionário utópico de Cesar Catilina (Driver), com o projeto de uma nova versão de cidade, Megalópolis, e o pragmatismo realista de Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito).
De acordo com Coppola, o projeto da cidade brasileira o inspirou para criar o projeto igualmente utópico defendido por seu personagem principal, que, assim com Jaime Lerner, é um urbanista visionário defensor de uma remodelação de Nova Roma.
- Megalópolis | Coppola não queria filme woke, já que elenco inclui cancelados
- Megalópolis | Trailer usou IA para gerar aspas falsas de críticos
Megalópolis é ambientado em um futuro distópico, onde o arquiteto vivido por Adam Driver propõe um projeto de cidade inovador, que promete consertar desigualdades. Suas ideias são bloqueadas, no entanto, pelos defensores do status quo, incluindo o prefeito vivido por Giancarlo Esposito e o bilionário interpretado por Jon Voight.