Fábio Assunção em Motel Destino (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Fábio Assunção fez restrição alimentar para Motel Destino: "Filme transformador"

Ator falou ao Omelete sobre preparação e impactos do seu personagem, Elias

21.08.2024, às 06H00.

Para Fábio Assunção, construir o vilão Elias de Motel Destino foi um processo que começou pelo corpo. Em entrevista ao Omelete, o ator comentou sobre a preparação para o filme de Karim Aïnouz, e sobre o impacto que o projeto já teve em sua carreira.

Eu passei por uma restrição alimentar na preparação para este filme, porque queria sentir a falta... acho que o alimento te preenche, te traz um calor, e não queria isso [no Elias]”, contou. “Então eu tomava café da manhã, e depois só ia comer no café da manhã do dia seguinte. Isso foi me murchando fisicamente, então o Elias começou a nascer por aí”.

Como o título indica, no entanto, Motel Destino é um daqueles filmes em que “a locação é um personagem” - e, para Assunção, o tal Motel Destino funciona para os protagonistas como um espaço de enclausuramento.

Para quem trabalha lá por horas e horas, o motel é uma prisão! Aquelas vozes que você ouve dos quartos, os gemidos, você acha que não provoca uma alteração psíquica na pessoa que está ali, sempre ouvindo? E você tendo que sussurrar naqueles corredores, para não incomodar”, apontou. “Ainda por cima, o Motel Destino é também uma clausura no sentido de ser um lugarzinho limitado no meio de uma cidade litorânea belíssima, monumental - um Sol de rachar todos os dias, e a gente filmando no mesmo corredor”.

Tudo isso contribuiu para a criação de um personagem sombrio, bem diferente dos galãs pelos quais Assunção é mais conhecido na televisão. Marido abusivo de Dayana (Nataly Rocha) e algoz do jovem Heraldo (Iago Xavier), que vai se refugiar no Motel Destino, Elias parece ser um ponto de virada para o ator.

Quando acontece esse match com um filme que te liberta, que demanda que você se apresente por inteiro, e você percebe que tem aquilo para oferecer, é um momento transformador”, definiu o próprio Assunção. “Mas não fiz o filme pensando nisso, não, e também não sei para onde vou daqui! O processo é que foi transformador, os encontros que eu tive durante as filmagens fizeram a diferença para mim.

Motel Destino, produzido pelo Cinema Inflamável e pela Gullane, chega aos cinemas nacionais em 22 de agosto.