Omelete

Créditos: Wesley Allen/Netflix

Filmes

Notícia

Netflix investirá em restauração e modernização da Cinemateca Brasileira

Projeto modernizará sede de importante ponto cultural do país

02.04.2025, às 22H01.

A Netflix anunciou na tarde desta quarta-feira (2) uma parceria com a Cinemateca Brasileira. A iniciativa trará um aporte de R$ 5 milhões, valor destinado a um projeto de restauração, modernização e ampliação da sede da instituição.

Segundo o streaming, o investimento será aplicado na reestruturação e modernização da Sala Oscarito, que foi a primeira sala de projeção da atual sede da Cinemateca, com inauguração datada em 1997. As obras incluem também melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização, visando garantir acessibilidade e adotar tecnologias que tornem o ambiente mais atual e eficiente.

"É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso país", celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.

“A modernização da Sala Oscarito é um passo importante na revitalização da Cinemateca Brasileira. Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual”, destacou Maria Dora Mourãodiretora-geral da Cinemateca Brasileira.

Com a parceria, a Netflix se torna a primeira empresa da iniciativa privada a fazer parte do projeto de revitalização e modernização da Cinemateca Brasileira desde sua reabertura, em 2022.