Filmes

Notícia

O Número 23

The Number 23

22.03.2007, às 14H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H23

Não há vontade que salve um filme quando o roteiro é ruim e o diretor falha em ver isso. E vontade não falta a Jim Carrey (Desventuras em série), nome conhecidíssimo da comédia, mas que não consegue ser levado a sério em outros gêneros, nem quando faz ótimos dramas como O Mundo de Andy e A Vida de Truman. Provavelmente cansado disso, resolveu enveredar-se pelo redentor suspense.

2

O problema é que Carrey deveria ter esperado um cineasta mais talentoso para fazer seu debute sinistro. Foi reunir-se justamente com Joel Schumacher (Por um fio), com que já havia colaborado no infame Batman Eternamente...

Escrito pelo novato Fernley Phillips, o roteiro oferece uma sucessão de peças difíceis de engolir para um quebra-cabeças pretensioso e esquizofrênico. Se serve de consolo, pelo menos desta vez não há nenhum "Bat-Cartão de Crédito".

Lamentavelmente, a premissa é interessante e prometia um bom filme. Nela Carrey vive um homem obcecado com a idéia de que toda a sua vida está detalhada num livro que ele está lendo, presente de sua esposa (Virginia Madsen). Pra piorar, o romance acaba em tragédia, com um assassinato - e o tal número 23 do título é peça chave dessa história toda.

O problema é justamente a obsessão pelo "23". Não a do personagem, mas a do roteirista. Paranóides e conspiracionistas de plantão acreditam que o número tem importância no "grande esquema cósmico das coisas" e que está presente em eventos significativos da humanidade e até mesmo na nossa morfologia. É um excelente material de partida arruinado, já que Phillips tenta encontrá-lo em absolutamente cada detalhe de seu roteiro, nem que para isso tenha que fazer continhas imbecis e forçar resultados. Daí a esquecer de cuidar da estrutura do texto, da coerência narrativa, de orientá-lo e se perder entre elucubrações esotéricas dispensáveis (tem um cachorro assombrado no filme que nem vale a pena discutir...) é um pulo.

E veja só você... a frase "ESTE SUSPENSE É MUITO TOSCO" tem 23 letras (achou a piada forçada? Então espere só pra ver do que O Número 23 é capaz).