Filmes

Lista

O Poço 2 explicado: as referências, história e cena pós-créditos do novo filme

Primeiro filme foi sucesso na Netflix durante a época da pandemia

04.10.2024, às 14H53.
Atualizada em 05.10.2024, ÀS 18H27

Um dos grandes sucessos da Netflix durante a pandemia da Covid-19, O Poço trouxe a história de um suspense passado dentro de uma prisão um tanto quanto diferente. Nela, divididos em duplas, os presos eram separados por andares e deveriam permanecer naquele espaço por um mês até que fossem trocados para cima ou para baixo. A grande questão é: todos (ou nem todos) desfrutavam da mesma plataforma de comida, entretanto, ela descia do primeiro andar, que ficava no topo, até o último. O filme, claro, falava sobre a nossa sociedade e, principalmente, o capitalismo, mostrando que aqueles que estão acima sempre vivem com fartura, enquanto os de baixos ficam apenas - nem sempre - com as migalhas.

Essa história conquistou o público, catapultando o filme para um dos mais assistidos da época no streaming e gerando diversas discussões na internet. Agora, quatro anos depois, O Poço 2 estreia na Netflix e destrinchamos todos os detalhes aqui.

Qual a história de O Poço 2?


Em O Poço 2, acompanhamos Perempuán (Milena Smit) e Zamiatin (Hovik Keuchkerian, o Bogotá de La Casa de Papel) já de frente para a plataforma com a comida. Depois de alguns flashes no início, sabemos que ele pediu para receber todos os dias pizza. Quando a plataforma chega no andar deles, ainda cheia de comida, ele percebe que o pedido está com pedaços faltando. No impulso de comer o prato de outra pessoa, Zamiatin é avisado pelo andar de cima que, pelas leis da Revolução Solidária, cada um deve comer apenas o seu prato - ou trocar em comum acordo - e assim, ter alimento suficiente até os níveis inferiores. Obviamente, alguns andares não cumprem com o acordo e um grupo denominado de Leais, faz uma caça aos que não se alinham com o sistema imposto por eles.

Quem são os Leais em O Poço 2?


Os Leais são um grupo que coloca em prática as regras da Revolução Solidária dentro do Poço. De acordo com eles, os que estão acima, têm uma responsabilidade em cuidar do alimento dos que estão mais abaixo. Eles e a sociedade dentro do Poço vivem seguindo uma doutrina que foi espalhada na mensagem messiânica do Maestro, o messias, aquele que criou esse sistema de distribuição justa, mas que também impõe aos “cidadãos” dali uma ordem de que “comer não é um direito, mas um dever” e que os Ungidos matam para que não haja mais mortes no futuro.

Quem são os Ungidos em O Poço 2?

Os Ungidos são os líderes dos Leais, aqueles que comandam uma inquisição contra os que descumprem a ideia de que cada cidadão do Poço tem o seu próprio prato pré-estabelecido e que todos devem respeitar isso, comendo apenas o que é seu ou o que for trocado de comum acordo. Na história, eles são personificados por Dagin Baba, um líder cego. A violência é a forma como eles impõem essas ordens e as torturas vão desde o corte de braços até a morte, com o “criminoso” amarrado à plataforma, para que todos possam puni-lo. Claro, assim como qualquer tentativa de fazer justiça com as próprias mãos e fora de um sistema baseado em leis justas para todos, os fanáticos vão cometer crimes contra inocentes, necessitados ou aqueles que estão tentando ajudar, mesmo que burlando o código, como a personagem de Natalia Tena conta para Perempuán.

Qual a mensagem de O Poço 2?

Se o primeiro filme falava sobre capitalismo e a sociedade movida pelo poder daqueles que acumulam mais riquezas - no caso a comida -, o segundo está mais voltado para sociedades teocráticas, baseadas em cultos messiânicos e o fanastismo ideológico que elas praticam. As leis são baseadas na palavra de um messias que mostrou o caminho de distribuição de comida - assim como foi com Goreng no original - e a partir dela, as leis são cumpridas pela violência. As mutilações daqueles que roubam, por exemplo, até hoje são praticadas em diversas sociedades ao redor do mundo. Da mesma forma como açoitamentos e outros tipos de violência coletiva. Os amarrados na plataforma, são os crucificados dessa sociedade.

Qual a ligação de O Poço 2 com o primeiro filme?


Toda a primeira parte de O Poço 2 nos faz acreditar que estamos vendo uma sequência direta dos atos de Goreng no primeiro filme, quando ele e Baharat descem pela plataforma para distribuir um pouco de comida aos que estão nos andares abaixo e depois enviam a criança de volta, como uma mensagem de que é possível chegar ao final. Entretanto, a grande surpresa de O Poço 2 acontece quando um personagem chega pela primeira vez ao local: Trimagasi.

Sim, estamos acompanhando a prisão antes do tempo de Goreng, quando o sistema funcionava de outra forma. Uma das principais ligações está na própria Revolução Solidária. Ela é citada por Trimagasi no primeiro filme em forma de deboche e O Poço 2 nos leva a acreditar que estamos vendo a revolução começada por Goreng. Entretanto, a ironia vem de Trimagasi ter lutado contra os Leais e os Ungidos, que comandavam essa revolução no passado. Além disso, logo no primeiro encontro entre Trimagasi e Perempuán, ela dá as mesmas dicas que ele fará com Goreng sobre se comunicar com os de cima e de baixo.

Quais personagens de O Poço aparecem em O Poço 2?

Além de Trimagasi, também vemos alguns rostos que ainda estarão na história quando Goreng chegar no futuro. Entre eles, Baharat com a sua corda e Imoguiri, a representante da Administração, que faz a seleção dos candidatos para entrar no Poço e depois entra lá com seu cachorrinho. Além deles, também podemos acreditar que o preso com Síndrome de Down que Perempuán encontra também é o mesmo que cruza o caminho de Goreng, já que no filme original ele aparece mais abalado pela prisão do que em O Poço 2. Além disso, o nome do ator, Gorka Zufiaurre, também está nos créditos do segundo filme.

Quem também aparece é Miharu e a criança que Goreng encontra no final do primeiro filme, que seria a filha dela. A jovem está entre o grupo de crianças e Miharu aparece fazendo a seleção de uma delas para ir ao Poço. Isso explica ela saber no primeiro filme que há jovens lá dentro, algo que Imoguiri, que é da Administração, não sabe. Alexandra Masangkay, que interpreta Miharu, também está creditada no filme.

O que acontece no final de O Poço 2?


Ao longo de O Poço 2 vamos conhecendo a história de Perempuán, uma artista que está na prisão buscando “tempo” para se curar de algo que aconteceu. Na parte final descobrimos que durante uma exposição, uma de suas obras, um cachorro raivoso com lâminas no lugar das garras, estava desprotegida por descuido dela, que não contratou seguranças. O filho do namorado de Perempuán, uma criança, acaba caindo em cima de uma dessas obras e morre. Isso a leva a entrar na prisão, já que depois do fato acontecer, suas obras ficaram ainda mais famosas.

Na tentativa de fugir, enquanto a Administração arruma a prisão no fim do mês, ela vê os soldados colocando uma criança no nível 333, igual a que Goreng encontrou no primeiro filme. Com a culpa do passado, ela decide ajudar o garoto, fica no andar escondida e no dia seguinte, desce com ele até o fosso, devolvendo a criança como uma mensagem - da mesma forma que foi o filme original.

Quem morre em O Poço 2?

Várias mortes acontecem em O Poço 2, principalmente no grande conflito entre os rebeldes liderados por Perempuán e os Leais comandados por Dagin Babi. Entre os principais mortos na história estão Zamiatin, que se mostra um mentiroso e fraco, ao invés da figura ameaçadora que afirma ser. Ele coloca fogo no próprio corpo e se joga no Poço. A personagem de Natalia Tena, que começa a liderar a revolta, com Perempuán também é morta, amarrada nua na plataforma. Perempuán também mata o Dagin Babi no confronto final, jogando seu corpo pelo Poço e dando fim ao movimento da Revolução Solidária.

O Poço 2 tem cena pós-créditos?

O filme tem uma continuação do final no meio dos créditos. Vemos vários outros habitantes do Poço descendo com outras crianças, até que uma desce apenas com uma pessoa morta. Logo depois dela, voltamos ao final do primeiro filme, com Goreng deixando que a filha de Miharu suba de volta.

Ele então olha para trás e vê Perempuán se aproximando. Os dois já se conhecem, dando a entender que ele era o namorado dela do lado de fora. Além disso, ela é uma artista plástica, ele escolheu uma obra de arte, o livro Dom Quixote, para entrar lá. Ambos podem ter entrado no Poço pelo mesmo motivo: a perda da criança.

Qual o significado das crianças em O Poço 2?

O filme nunca deixa claro qual é o plano com as crianças, que aparecem sempre participando de gincanas e competições. As que se saem melhor, acabam sendo escolhidas para ir ao Poço. Com a ideia de ligar os dois filmes e deixar em aberto o futuro, tanto de Goreng, quanto de Perempuán para um próximo filme, é provável que vejamos isso sendo explicado em uma possível terceira parte.

Conteúdo publicado originalmente pelo Chippu, app de entretenimento e comunidade especializado em streaming da Omelete Company. Baixe o app para Android aqui, e para iOS aqui.

O Poço 2 já está disponível para streaming na Netflix