Filmes

Notícia

O Último Mestre do Ar também será convertido para 3-D

Data de estreia está mantida

23.04.2010, às 00H52.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 23H01

Mania do momento, o 3-D não perdoa ninguém. No mesmo dia em que a Sony decide atrasar a estreia de Besouro Verde para convertê-lo à tridimensionalidade, a Paramount utiliza a mesma estratégia para uma das suas apostas para este verão no hemisfério norte: O Último Mestre do Ar (The Last Airbender), adaptação da série animada para os cinemas.

A diferença é que o filme dirigido por M. Night Shyamalan não deve mudar a data de estreia, que continua marcada para 2 de julho. Segundo notícia da Variety, o estúdio estava trabalhando na conversão há mais de um ano com a empresa Stereo D, que também trabalhou em Avatar, e há três meses, quando Shyamalan viu os resultados que eles estavam conseguindo nas cenas teste deu sinal verde para converter o filme todo.

Temendo o "efeito Fúria de Titãs de 3-D à toque de caixa", o supervisor de efeitos especiais da ILM, Pablo Hellman, disse ao Coming Soon que a diferença entre o filme do francês Loius Leterrier para o que Shyamalan está fazendo é grande, pois o estadunidense utiliza takes longos e não o estilo picotado de cortes rápidos visto em Fúria de Titãs. "Uma tomada média [para este filme] tem uns 500 frames, o que é bem longo, e com muito movimento de câmera, até mesmo nas cenas de ação. Tem muita coisa que rodamos a 96 quadros por segundo, para podermos acelerar ou utilizar a câmera lenta. A câmera se move muito lentamente ao redor dos personagens. Este tipo de design encaixa bem com a tridimensionalidade, muito mais do que uma sequência de ação que é só cortes e você não consegue focar em nada", disse Hellman.

Na história, um garoto de 12 anos, Aang, precisa dominar seus poderes para trazer a paz ao mundo. Em uma era perdida, a humanidade se dividiu em quatro nações: a Tribo das Águas, o Reino da Terra, a Nação do Fogo e os Nômades do Ar. Dentro de cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados Benders (ou Dobradores, como são conhecidos aqui no Brasil), que são capazes de manipular seus elementos nativos num tipo de luta, o Bending, que combina artes marciais e mágicas. Para manter o equilíbrio entre as nações, a cada geração nasce um único Dobrador, que é capaz de controlar todos os quatro elementos. Essa pessoa é o Avatar, um escolhido que manifesta o espírito de todo o mundo em forma humana.

Noah Ringer faz Aang, Dev Patel vive Zuko, Nicola Petz interpreta Katara e Jackson Rathbone faz Sokka. Com direção de M. Night Shyamalan, The Last Airbender estreia em 23 de julho no Brasil.