Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, primeiro longa-metragem do diretor Daniel Ribeiro que se baseia em seu premiado curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, foi o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma entre as cinco vagas de Melhor Filme Estrangeiro para o Oscar 2015.
A Academia vai anunciar os cinco selecionados para compor a lista de indicados em janeiro de 2015. A cerimônia que apresentará os vencedores será em 22 de fevereiro. Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, e O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, também estavam na disputa por uma vaga.
O longa recebeu no Festival de Berlim o prêmio de melhor filme da mostra Panorama, segundo a Federação Internacional dos Críticos de Cinema, FIPRESCI.
A trama de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é similar à do curta, e o trio de protagonistas é o mesmo. A vida dos melhores amigos Leo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que nunca beijou, e Giovana (Tess Amorim) muda com a chegada à escola de um novo garoto, Gabriel (Fabio Audi). Leia a crítica e veja o trailer abaixo: