A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, nesta terça-feira (23), os indicados ao Oscar 2018. Para se preparar para a cerimônia, que acontece no dia 4 de março em Los Angeles, confira a seguir algumas curiosidades sobre os longas que concorrem a estatuetas nesta edição, assim como os indicados que conseguiram marcas históricas:
54 indicações do Oscar 2018 foram para mulheres
Em 2018, a Academia concedeu 54 das 215 indicações a mulheres. Porém, deste número, Jacqueline Durran foi mencionada duas vezes na categoria de Melhor Figurino, assim como a dupla Sarah Greenwood e Katie Spencer em Melhor Design de Produção. No ano anterior, 49 das 212 indicações foram dedicadas a mulheres.
Fox Searchlight foi o estúdio mais indicado neste ano
Fox Searchlight/Divulgação
Com todas as indicações de A Forma da Água e Três Anúncios Para um Crime, o Fox Searchlight foi o estúdio mais indicado na edição 2018 do Oscar. Na sequência, ficaram a Focus Features, com 14 indicações (O Destino de Uma Nação, Trama Fantasma e Victoria & Abdul), e a Warner Bros, com 13 indicações (Dunkirk e Blade Runner 2049).
Christopher Nolan queria filmar Dunkirk sem nenhum diálogo
Warner Bros./Divulgação
Originalmente, a ideia de Christopher Nolan era filmar Dunkirk sem usar roteiro e sem incluir sequer um diálogo. O diretor contou a seu irmão Jonathan, em entrevista publicada pelo Hollywood Reporter, que ele queria se propor esse desafio. Foi sua esposa e parceira de produção, Emma Thomas, que o convenceu do contrário. "Emma me olhou como se eu fosse um pouco louco e eu fiquei 'ok, isso não vai funcionar'".
Christopher Plummer é o ator mais velho a concorrer ao Oscar
TriStar/Divulgação
Substituindo Kevin Spacey em Todo o Dinheiro do Mundo, Christopher Plummer conseguiu sua terceira indicação ao Oscar. Com isso, ele se tornou o ator mais velho a ser indicado na história da Academia. Vale lembrar que ele é também o ator mais velho a ganhar: aos 82 anos, o ator levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante por Toda Forma de Amor.
Dee Rees é a primeira mulher negra a concorrer a Melhor Roteiro Adaptado
Netflix/Divulgação
A diretora Dee Rees pode não ter sido indicada a Melhor Direção no Oscar 2018, mas certamente deixou sua marca na premiação. Entre os indicados a Melhor Roteiro Adaptado por Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi, Rees foi a primeira mulher negra a ser selecionada pela Academia para a categoria.
Com Amor, Van Gogh é o primeira animação da história que foi pintada do início ao fim
Good Deed/Divulgação
Com Amor, Van Gogh, longa indicado a Melhor Animação, foi pintado do início ao fim por 100 pintores, algo nunca feito antes na história. A equipe foi responsável por cerca de 65 mil frames, todos eles elaborados a partir da mesma técnica usada pelo holandês. A produção originou, no final, 853 pinturas a óleo.
Jordan Peele é a terceira pessoa a concorrer a Melhor Filme, Direção e Roteiro
Awards Daily/Reprodução
Peele também fez história nesta edição do Oscar ao se tornar a terceira pessoa a concorrer a prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Vale notar que, embora Lady Bird - A Hora de Voar também apareça nas três categorias, Greta Gerwig não concorre em todas elas, por não ter atuado como produtora no longa, como fez Peele.
Logan é o primeiro filme de herói da história a ser indicado a Melhor Roteiro Adaptado
Logan/Fox/Divulgação
Com a indicação a Melhor Roteiro Adaptado, Logan fez história na 90ª edição do Oscar ao ser o primeiro filme de herói a concorrer na categoria. O filme concorre com Me Chame Pelo Seu Nome, Artista do Desastre, A Grande Jogada e Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi. O diretor James Mangold assina o roteiro ao lado de Scott Frank e Michael Green.
Jordan Peele é o quinto diretor negro a concorrer à Melhor Direção
Screen Rant/Reprodução
O diretor de Corra!, Jordan Peele, também foi reconhecido na categoria de Melhor Direção, tornando-se assim o quinto negro a concorrer a este prêmio. Antes dele, foram indicados John Singleton (Os Donos da Rua), Lee Daniels (Preciosa: Uma História de Esperança), Steve McQueen (12 Anos de Escravidão) e Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar), mas nenhum deles recebeu a estatueta de Melhor Diretor.
Greta Gerwig é a quinta mulher a ser indicada a Melhor Direção
A24/Divulgação
Na sua estreia na direção, Greta Gerwig foi indicada à categoria Melhor Direção na edição 2018 do Oscar. Assim, ela, que também assina o roteiro de Lady Bird - É Hora de Voar, se junta ao pequeno grupo de mulheres que foi reconhecida pela Academia nesta categoria. São elas: Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas), Jane Campion (O Piano), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros) e Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror).
John Williams recebeu sua 51ª indicação ao Oscar
Stu Rosner/Boston Magazine
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas concedeu a John Williams mais uma indicação, agora pela trilha original de Star Wars: Os Últimos Jedi. Com ela, o compositor soma 51 indicações ao Oscar, das quais levou para casa cinco estatuetas: A Lista de Schindler (1993), E.T. - O Extraterrestre (1982), Star Wars (1977), Tubarão (1975) e Um Violinista no Telhado (1971). Williams é a pessoa viva mais indicada pela Academia e só perderia para Walt Disney, que foi lembrado 59 vezes pela instituição.
Meryl Streep conseguiu sua 21ª indicação ao Oscar
Fox/Divulgação
Interpretando Katherine Graham em The Post: A Guerra Secreta, Meryl Streep conseguiu sua 21ª indicação ao Oscar e se manteve no posto de pessoa mais reconhecida pela Academia em categorias de atuação. Atrás dela estão Katharine Hepburn e Jack Nicholson, ambos com 12 indicações, e Bette Davis, com 10 indicações.
Kobe Bryant pode ganhar seu primeiro Oscar
Wikimedia Commons/Reprodução
Depois de ganhar 5 campeonatos da NBA, o astro do basquete Kobe Bryant pode ganhar agora o seu primeiro Oscar. Ao lado do animador Glen Keane, o atleta pode levar a estatueta de Melhor Curta em Animação por Dear Basketball. Ele concorre com Garden Party, Lou, Negative Space e Revolting Rhymes.
Mary J. Blige é a primeira mulher negra a ser indicada a duas categorias
Netflix/Divulgação
A cantora, compositora e produtora musical Mary J. Blige conseguiu duas indicações ao Oscar 2018: Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção Original, ambos por Mudbound - Lágrimas Sobre O Mississipi. Assim, ela se tornou a primeira mulher negra a concorrer em duas categorias na mesma edição do prêmio.
Roger Deakins é o diretor de fotografia mais indicado na categoria Melhor Fotografia
Warner Bros./Divulgação
Roger Deakins recebeu mais uma indicação ao Oscar por seu trabalho como diretor de fotografia, dessa vez por Blade Runner 2049. Com isso, ele se tornou a pessoa mais indicada à categoria que não ganhou sequer uma vez a estatueta da Academia. Antes, Deakins estava empatado com George J. Folsey, que também nunca levou um Oscar para casa.
Criatura de A Forma da Água foi inspirada no longa O Monstro da Lagoa Negra
Fox Searchlight/Divulgação
O homem anfíbio, interpretado por Doug Jones em A Forma da Água, foi inspirado no filme O Monstro da Lagoa Negra. O personagem de Michael Shannon chega a dizer que a criatura foi encontrada na América do Sul, habitat do ser do longa de 1954.
Rachel Morrison, de Mudbound, é a primeira mulher a ser indicada a Melhor Fotografia
Netflix/Divulgação
Em 89 edições, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nunca tinha reconhecido uma mulher na categoria de Melhor Fotografia. Em 2018, porém, o cenário mudou: Rachel Morrison, que assina a direção de fotografia de Mudbound - Lágrimas Sobre O Mississipi, recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Nos últimos anos de sua carreira, Morrison foi a responsável pela fotografia de Pantera Negra e Cake: Uma Razão para Viver.
Gary Oldman só aceitou papel por causa do artista Kazuhiro Tsuji
Focus Features/Divulgação
Gary Oldman não aceitou interpretar Winston Churchill assim que recebeu o convite para O Destino de Uma Nação. Na realidade, o ator ficou indeciso em dar vida a um dos homens mais importantes do Reino Unido, como ele mesmo definiu. Por isso, ele exigiu que o diretor Joe Wright trouxesse o artista Kazuhiro Tsuji, responsável por O Planeta dos Macacos e Hellboy, que tinha se aposentado dos cinemas. "Ele era realmente uma das poucas pessoas que poderia fazer isso acontecer", afirmou Oldman.