Divulgação

Filmes

Lista

Conheça os indicados a Melhor Ator no Oscar 2023

Cerimônia deste ano reúne novatos e um comeback na Academia

07.03.2023, às 21H15.

A cerimônia da 95ª edição do Oscar acontece neste domingo (12) e conta com a categoria mais badalada entre as intérpretes masculinos, que é de Melhor Ator. Este ano, em especial, a seleção foi marcante por todos os indicados serem a primeira vez indicado e um retorno de um grande nome de Hollywood após anos no anonimato.

Confira os atores nomeados e onde assistir aos filmes indicados:

Austin Butler, por Elvis

Warner Bros.

Antes de Butler rebolar sua pélvis como Elvis, o ator começou a carreira nas produções infanto-juvenis da Disney e Nickelodeon, como Manual de Sobrevivência Escolar do Ned, Hannah Montana, iCarly, Zoey 101, entre outras. Nas produções de super-herói, ele fez Chase, um membro da Liga dos Assassinos na série Arrow. Em longas, o ator norte-americano se destacou em Era uma Vez em... Hollywood como Tex Watson, em 2019, e agora se prepara para ser Feyd-Rautha Harkonnen em Duna: Parte 2, que estreia neste ano.

Em relação a premiações, seu nome começou a ascender agora com a cinebiografia do Rei do Rock, pela qual foi indicado em diversas competições audiovisuais. Ele ganhou nas categorias de Melhor Ator de Drama no People's Choice Awards e Globo de Ouro.

Elvis está disponível na HBO Max.

Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin

Blueprint Pictures

Apesar do extenso currículo do ator, essa também é a primeira indicação de Farrell ao Oscar pelo seu desempenho como Pádraic, em Os Banshees de Inisherin. Ele se destacou em outros longas como Minority Report - A Nova Lei, ao lado de Tom Cruise, e Alexandre, em que fez o personagem-título.

Na cultura pop, o irlandês é Percival Graves em Animais Fantásticos e Onde Habitam e participou tanto das produções da Marvel, como Ben Poindexter/Mercenário em Demolidor (2003), como da DC, estando irreconhecível como Pinguim em The Batman. Seu vilão, inclusive, ganhará uma série solo.

Por Os Banshees de Inisherin, Colin ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical. Ele também foi indicado pelo papel em outras premiações, como o BAFTA.

Os Banshees de Inisherin está disponível nos cinemas.

Brendan Fraser, por A Baleia

A24

Este dispensa apresentações: Brendan é o queridinho por fazer parte da infância (e vida) de muita gente por filmes de aventura e comédia como A Múmia, George, O Rei da Floresta e Viagem ao Centro da Terra. Antes de A Baleia, Fraser já havia se arriscado no drama como em Crash - No Limite e 12 Horas até o Amanhecer, filme que se passa no Brasil – ele até agradeceu ao país que, de alguma forma, o levou ao papel do novo longa de Darren Aronofsky.

O ator passou anos afastado dos holofotes após acontecimentos que abalaram sua vida, como a morte da mãe e o assédio que sofreu pelo ex-presidente da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA), que organiza o Globo de Ouro. O norte-americano retornou às telas a partir de 2019 com Doom Patrol, série da DC, como Homem-Robô/Cliff Steele.

Com o novo drama, Brendan recebeu diversas indicações de Melhor Ator nas premiações e ganhou nas principais, o Screen Actors Guild Awards e o Critics' Choice Awards. Esta é sua estreia no Oscar, e muitos torcem por sua vitória, como um símbolo de seu retorno para Hollywood.

A Baleia está disponível nos cinemas.

Paul Mescal, por Aftersun

A24

Mescal tem um portfólio recente na TV e cinema, mas já brilhava antes no teatro quando fez o protagonista na peça O Grande Gatsby. Sua carreira começou a brilhar na minissérie Normal People (2020), que lhe rendeu o BAFTA de Melhor Ator em Televisão e uma indicação para o Emmy e oCritics' Choice.

Em 2022, Paul estrela Aftersun, drama que acompanha a complicada relação entre um pai e uma filha (Frankie Corio) durante um período de férias que passam juntos na Turquia. O longa foi aclamado pela crítica e recebeu indicações ao BAFTA, Critics’ Choice e foi responsável por sua estreia no Oscar.

Aftersun está disponível na MUBI, e se tornou o filme mais visto na plataforma ao redor do mundo

Bill Nighy, por Living

Lionsgate

Nighy tem uma extensa carreira tanto nos cinemas e TV, quanto no rádio e videogame por trabalhar com dublagem e locução. Na cultura pop, ele foi Davy Jones em Piratas do Caribe e Rufo Scrimgeour, o Ministro da Magia que aparece em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1.

Foi aclamado por seus papéis em séries, ganhando um British Academy Television Award (BAFTA) de Melhor Ator por sua atuação em State of Play e um Globo de Ouro de Melhor Ator pelo filme A Filha de Gideon. Ele ganhou um Tony Awards pela peça Skylight, em 2015, e está concorrendo pela primeira vez ao Oscar por Living.

Lançado no ano passado, o longa é uma releitura de Ikiru (To Live), filme de 1952 de Akira Kurosawa, que se passa na Londres da década de 50. Na trama, Bill vive Williams, um funcionário público veterano diagnosticado com uma grave doença e prefere omitir para o seu filho adulto. Até que Margaret (Aimee Lou Wood, de Sex Education), uma ex-colega de trabalho, o inspira a encontrar significado em seus dias restantes.

Living não tem distribuição no Brasil, tendo sido exibido apenas no Festival do Rio de 2022.