A cerimônia da 95ª edição do Oscar acontece neste domingo (12) e conta com a categoria Melhor Animação em Curta Metragem, que geralmente é a mais acessível por estar disponível nas plataformas de vídeo gratuitamente. Em 2023, a categoria está marcada pelos roteiros variados, que vão desde tramas originais até história real e obra litrária infantil.
Confira as animações indicadas e onde assistir a elas:
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
Com um traço que semelha com O Ursinho Pooh, a animação baseada no livro de Charlie Mackesy acompanha a jornada tocante de um menino curioso, uma toupeira gananciosa, uma raposa cautelosa e um cavalo sábio que se encontram em situações às vezes difíceis, compartilhando seus medos e suas descobertas sobre vulnerabilidade, bondade, esperança, amizade e amor.
O curta tem nomes famosos como Idris Elba (O Esquadrão Suicida), Tom Hollander (The White Lotus) e Gabriel Byrne (Hereditário).
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo está disponível na Apple TV+.
The Flying Sailor
A animação usa de pano de fundo a Explosão de Halifax, acidente que aconteceu em 1917 quando dois cargueiros colidiram nas águas de Halifax, Nova Escócia, Canadá. Um dos navios estava carregando explosivos e gerou uma enorme explosão, que causou uma devastação na área, com mais de 1,7 mil mortos e 9 mil feridos. É considerada a maior explosão feita pelo homem antes da era atômica.
No caso, o curta acompanha a história real de um marinheiro que estava próximo da explosão, foi arremessado por 2 km, caiu nu e sobreviveu ao acidente. O curta canadense acompanha, em seus oito minutos, o momento que o marujo está no ar e contempla a maravilha e a fragilidade da existência.
The Flying Sailor está disponível no YouTube da The New Yoker.
Ice Merchants
Dirigido e escrito pelo português João Gonzalez, o curta-metragem mostra a rotina de pai e filho que moram em uma casa presa em um penhasco numa montanha gélida. Todos os dias eles saltam de paraquedas para uma distante aldeia no chão, onde vendem o gelo que produzem diariamente.
Por enquanto, Ice Merchants não está disponível no Brasil.
My Year of Dicks
Dirigido por Sara Gunnarsdottir, o curta conta a história de uma jovem que tenta de várias maneiras perder a virgindade no início dos anos 1990. O curta é contato em cinco partes e adapta o livro Notes to Boys: And Other Things I Shouldn't Share in Public, de Pamela Ribon.
My Year of Dicks está disponível no Vimeo da diretora.
An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It
O título revela a sinopse do curta: um avestruz misterioso diz para um jovem funcionário de escritório que o mundo é falso e ele começa a perceber as falhas em seu universo. Dentre os indicados, o curta australiano é o único que usa stop-motion como material.
Por enquanto, An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It não está disponível no Brasil.