Filmes

Entrevista

Pânico 6 vai sair dos trilhos? Atores comentam futuro da franquia

Intérpretes dos gêmeos Chad e Mindy nos garantiram que os fãs podem confiar no que vem por aí na nova aventura de Ghostface

13.02.2023, às 09H15.

Lá pelo meio de Pânico 5, em uma cena em que Sam (Melissa Barrera) liga para o namorado Ritchie (Jack Quaid), ele está “colocando em dia” a maratona dos filmes Stab. Enquanto assiste a uma cena em que Ghostface usa um lança-chamas como arma, Ritchie diz para a namorada: “Eu vou te dizer... essa franquia começa a sair dos trilhos logo depois do filme número 5”. Metalinguística como sempre, a franquia ironizava sua existência e seu futuro. 

Um ano depois, no mundo real, Pânico ganha seu Pânico VI, aquele em que supostamente as coisas começariam a desandar. Diante das especulações sobre a turbinada nos métodos de Ghostface, era de se esperar que a “previsão” de Ritchie representasse um medo iminente dos fãs. Então, precisávamos nos perguntar: o quanto podemos confiar em Pânico 6? 

“Ah, você pode confiar, viu”, disse Jasmin Savoy Brown na entrevista que fizemos com ela e seu irmão na ficção, Mason Gooding. “Acho que o filme anterior provou que esse time por trás da franquia fez um ótimo trabalho em unir passado, presente e até, quem sabe, pedaços do futuro. E esse novo filme é ainda maior, mais sangrento, mais assustador, mais emocionante... Eu prometo pra vocês, ele não vai descarrilhar. Pelo menos não no mau sentido”. 

A sagacidade dos roteiristas sempre foi um ponto essencial do universo criado por Kevin Williamson e o elenco desse requal sabe bem disso: “Eu acho que pra ter esse nível de consciência como roteirista... dizer que tudo sai do trilho depois do quinto filme...”, completou Mason logo em seguida. “Um fã pode acreditar no filme depois disso...Há mais intensidade e excitação, mas isso faz parte de um plano que tem amor e respeito pela franquia”.

Jasmin e Mason entraram juntos vivendo os gêmeos Mindy e Chad, ambos sobreviventes do vilão mascarado. Mindy era aquela que explicava as regras da nova sequência - sobrinha e legado de Randy Meeks - e Chad era só um “atleta que não queria ser visto somente como um atleta”. Sobreviver em um filme da franquia é sempre um evento para qualquer elenco que passa pelas produções. “Quando a gente terminou o filme de 2022, eu filmei a cena na ambulância, então eu sabia que havia uma chance de sobreviver”, explicou Mason quando perguntei sobre o quanto ele sabia a respeito do destino do próprio personagem. “Mas eu não soube dessa possibilidade até bem depois das filmagens terem começado. Durante boa parte do tempo eu achei que o Chad morreria; isso estava no roteiro, então eu fiquei bastante tempo achando que era o fim. Eu fiquei muito feliz quando ele ganhou uma chance”.

Para Jasmin, até mesmo morrer na franquia pode ser uma experiência válida: “Tem uma coisa divertida em todos esses lugares. Tem algo legal em ser o assassino, em ser um dos que morrem, dos que sobrevivem... Qualquer uma dessas coisas acaba sendo épica de se viver. Em qualquer um dos filmes eu teria ficado feliz com qualquer uma dessas opções. E independente de qual dessas opções será a opção do filme 6, acho que as pessoas vão gostar do que acontece com a Mindy”. 

Tanto Mindy quanto Chad poderiam ter facilmente entrado na contagem de corpos do filme de 2022. Contudo, a ideia de manter alguns personagens para uma sequência ofereceu a oportunidade de ampliar a ligação do público com eles. É uma maneira, inclusive, de tornar uma eventual morte mais impactante. Jasmin e Mason já sentiram essa evolução quando voltaram:“Muito da relação que eu tenho com os atores acaba aparecendo na performance”, Mason adiantou. “Chad gosta de ser engraçado e eu acho que isso não mudou desde que ele saiu de Woodsboro. Uma grande parte do novo filme mostra o Chad tentando seguir com a vida e encontrar paz, felicidade, ou o que quer que seja dentro do jeito engraçadinho dele”. Jasmin também descreveu como foi reencontrar sua personagem: “Ela está em Nova York com o resto da galera e está como esperado, mais velha, mais sábia, mas eu diria também que um pouco paranóica depois de tudo que aconteceu. Também foi uma boa oportunidade de ver mais sobre ela, sobre como ela se expressa através de tudo que está em volta”.

É claro que aproveitamos a entrevista para rastrear o máximo possível sobre o que esperar do filme, mas Jasmin e Mason acabaram contando detalhes interessantes sobre as filmagens. Ambos, por exemplo, souberam quem eram os assassinos dos longas de maneiras bem diferentes. Mason acabou nunca sabendo nada durante as filmagens: “Eu não me orgulho disso... eu não soube quem eram os assassinos até eles filmarem. No sexto eu vou te dizer o seguinte: mesmo antes de ler o script eu já estava dizendo “Eu vou saber, eu tenho que saber”. Mas, eles não me disseram e eu continuei sem saber por um longo e embaraçoso tempo. E tudo bem, também... Ajudou a atmosfera de “quem matou” a ficar mais verdadeira”.  Jasmin, entretanto, foi mais esperta na segunda vez: “No filme anterior eu sei que os atores que eram os assassinos sabiam que eles eram os assassinos, mas só eles. Dessa vez eu consegui ler o roteiro inteiro antes de começarmos. Eu, a Melissa e a Jenna lemos o roteiro todo, mas os outros atores não. E foi muito divertido porque acabou virando uma coisa especial, nosso segredinho juntos”. 

Tanto Mason quanto Jasmin garantiram que a temerosa “previsão” de Ritchie não é algo com o que os fãs da franquia devam se preocupar. “Eu posso dizer que os fãs podem esperar uma contagem alta de corpos, muito mais intensidade e diversão garantida no cinema”. Mason chegou a brincar quando mencionei a grande popularidade da franquia no Brasil: “Eu vou te falar, eu amo o Brasil. Todas as decisões que eu tomei nesse filme foram pensando nos meus fãs no Brasil”. De fato, quando percebeu que eu era um grande fã do universo da franquia, ele direcionou suas garantias diretamente para mim: “Sério, eu espero mesmo que todo mundo goste, que a admiração continue, porque essa é a meta sempre. Espero que você me diga depois que assistir, vou te cobrar; porque é uma franquia feita para os fãs, por eles acima de tudo. Esse é um filme feito especificamente pra você, pra um fã como você. Eu espero de verdade que você goste”. 

No dia 10 de março o sexto filme da franquia Pânico chega aos cinemas e vamos poder conferir não só se as especulações tem alguma veracidade como também se os personagens de Jasmin e Mason conseguem sobreviver a mais uma investida mortal de Ghostface. 

Tudo que eu e você queremos é que Ritchie esteja errado.