Filmes

Entrevista

Passe Livre - Omelete entrevista os Irmãos Farrelly

Diretores e roteiristas falam sobre sua nova comédia

13.03.2011, às 22H45.
Atualizada em 04.12.2016, ÀS 10H00

Passe Livre (Hall Pass) é a nova comédia dos irmãos Bobby e Peter Farrelly. Conversamos com a dupla em Los Angeles e eles falaram sobre seu processo criativo, como foram as filmagens, suas expectativas para o filme e seu próximo projeto: Os Três Patetas! Assista ao papo!

Olá, como vão vocês?

Peter: Bem, e você?

Ótimo, obrigado. Ótimo filme, a propósito.

Peter: Muito obrigado.

Bobby: Obrigado.

Eu gostei bastante.

Fico feliz com isso.

Como é o processo criativo? Vocês devem ter boas ideias o tempo todo. Como vocês escolhem uma delas e dizem: "Ok, vamos transformar isso num filme"?

Peter: Essa é uma ótima pergunta. Nós temos muitas ideias e poderíamos ter continuado com as coisas que temos, que são cadernos cheios de ideias, mas de tempos em tempos sempre aparece alguma ideia para fazer e deixamos tudo para depois. Foi o que aconteceu com Passe Livre. Deixaram um roteiro do Pete Jones em nossa mesa e nós o lemos e achamos hilário. Era constantemente engraçado. E adoramos o conceito. Então decidimos nos envolver e deixar nosso carimbo.

Bobby: Fazer um filme toma muito tempo... Neste filme, só no roteiro, trabalhamos por três, talvez quatro anos só para deixar tudo certo. Demorou tanto, pois estávamos comentendo pequenos erros durante o processo e a história não estava de todo certa. Mas, eventualmente, a deixamos de um jeito que gostamos.

E por que é tão engraçado ver caras de certa idade tentando "voltar pro jogo"? Digo, o que acontece com a gente?

Peter: O que dizem é que quanto mais velhos ficamos... melhor éramos... Você esquece... você acha que está tão afiado quanto estava antes mas também esquece que você envelheceu... E a certo ponto você se torna invisível para jovens mulheres. E esses caras ficaram trocando fraldas pelos últimos anos e perderam o jeito de como se conversa com uma mulher. Então, há realidade nisso... Até que acordam pra vida.

Bobby: Eles são os peixes fora d'água. Eles não estão mais no jogo. Eles perderam a bola.

Ultimamente as pessoas têm evitado bastante comédias de classificação 18 anos e vocês têm feito isso há algum tempo. Isso muda alguma coisa para vocês?

Bobby: É até melhor quando se faz uma comédia de classificação 18 anos. Você tem muito mais liberdade. Pode-se mostrar mais coisas do que se o filme fosse classificação 10 ou 12 anos. E nós gostamos disso. Mas você também tem que pensar... Sabe, este é um filme sobre casamentos então é preciso exibi-lo a uma platéia mais adulta. Tivemos que manter o foco neles e naturalmete isso torna o filme um pouco mais adulto.

Peter: Na verdade, quando escrevemos... Tornando o filme mais de 18, deixa o filme com uma cara mais internacional. Fica mais real. Parece que as pessoas são mais abertas sexualmente em outros países do que nos Estado Unidos. Eu não acho que escrevemos algo só para os Estados Unidos. Nós achamos que o filme é para todo mundo... Especialmente um filme assim, é culturalmente... Afeta todas as culturas do modo em que estávamos falando aqui.

Eu não sei sobre isso. Eu sou do Brasil, e somos bem travados...

Peter: Ah, é? [risos]

E quão divertido foi trabalhar com elenco... e especialmente com o elenco de apoio? Eles são incríveis.

Bobby: Stephen Merchant, Richard Jenkins, J.B. Smoove. e estes são só do elenco de apoio. Nos divertimos mais neste filme do que em qualquer outro que fizemos antes...justamente por causa do elenco, que era muito engraçado. Owen Wilson é hilário... Jason Sudeikis é um dos caras mais engraçados que já conhecemos... Foi fantástico. Nos divertimos muito.

Peter: Muitas festas...

Eu gostaria perguntar sobre Os Três Patetas. Acho que 75 anos atrás, quando Os Três Patetas começaram...

Peter: Nós começamos a escrever o roteiro naquela época...

Vocês seriam enforcados por causa de um filme como Passe Livre, 75 anos atrás.

Peter: Sim!

Como vocês pretendem trazer aquele tipo de humor para o público de hoje?

Peter: Bem, Os Três Patetas não é como Passe Livre. Não é uma comédia 18 anos, é uma classificação livre. Pois o filme fala... Digo, é naturalmente livre... É um humor físico com muitas piadas. E isso não é feito hoje em dia. É por isso que estamos muito ansiosos. E, novamente, comédia física funciona ao redor do mundo. Ela é bem aceita. Nós acreditamos no fime Os Três Patetas, porém não vamos tentar colocar o carimbo dos irmão Farrelly no Os Três Patetas.

Bobby: Afinal, são Os Três Patetas.

Peter: Nós escrevemos coisas novas... mas para todos os públicos. Tanto para crianças quanto para adultos.

Bobby: Será realmente Os Três Patetas.

Obrigado.

Peter: Por nada.

Na trama, Wilson e Sudeikis vivem dois amigos que ganham das respectivas esposas (Jenna Fischer e Christina Applegate) um passe livre para a infidelidade durante uma semana.