Filmes

Notícia

Paul Greengrass pode deixar a franquia Bourne

Blog diz que desacordo antigo do diretor com a Universal chegou a ponto crítico

01.12.2009, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H55

O quarto filme da série Jason Bourne está em andamento - a Universal há três meses encomendou um segundo roteiro para ter como opção ao primeiro - mas pode perder seu diretor. Segundo o blog The Playlist, Paul Greengrass, que assumiu a série depois de Doug Liman ter assinado A Identidade Bourne, está de saída.

Greengrass, ocupado com A Zona Verde, seu novo trabalho com o ator Matt Damon, não teria sido consultado quando o estúdio decidiu contratar um segundo roteirista. Isso inflamou, de acordo com o blog, um desajuste antigo na relação do diretor com o estúdio. A saída de Greengrass está sendo comentada na agência de talentos CAA e deve chegar aos principais veículos hollywoodianos em pouco tempo.

O problema da Universal com Greengrass, que já vem de Ultimato Bourne, seria o descontrole orçamentário dos filmes do diretor: ele finaliza roteiros já no meio das filmagens e, por isso, refilma cenas demais para o padrão do estúdio. Como Bourne se manteve lucrativo entre o segundo e o terceiro longa, o estilo do diretor foi visto como excentricidade. Mas A Zona Verde, que deveria ser o filme "pequeno" de Greengrass e Damon antes do quarto Bourne, já está passando dos US$ 150 milhões de custo.

De um lado, então, o estúdio quer ter maior controle sobre as produções de Greengrass, que por sua vez se sentiu desprestigiado. Fontes do blog dizem que a ameaça de deixar a franquia é uma estratégia previsível de Greengrass e que o diretor pode chegar a um acordo com a Universal. Outras, porém, já falam de uma troca de cadeiras - e "Matt é leal a Paul", diz uma fonte.

O quarto Bourne é prometido, até segunda ordem, para 2011.

Leia mais sobre Bourne

Ultimato Bourne

Paul Greengrass