Filmes

Notícia

Ridley Scott diz que vai voltar ao cinema de ficção científica

Diretor de Alien e Blade Runner comenta também o esperado Meridiano Sangrento

04.06.2008, às 18H00.
Atualizada em 26.02.2017, ÀS 13H04

O cineasta Ridley Scott, que tem currículo extenso mas vai ser sempre lembrado por ter dirigido Alien e Blade Runner, disse em entrevista à revista Eclipse que já se sente pronto para voltar ao gênero que o consagrou: a ficção científica.

"Esperei 20 anos pelo livro certo, e já o tenho. Não vou dizer qual, mas o roteiro provavelmente vai ser escrito no próximo mês. Certamente será o filme que eu farei depois de Nottingham, o filme de Robin Hood que estou rodando atualmente na Inglaterra", disse Scott. Sobre Nottingham, saiba mais aqui.

Ele aproveitou também para falar do faroeste Blood Meridian, aguardada adaptação para o cinema do livro de Cormac McCarthy - o mesmo autor de Onde os Velhos não Têm Vez, que deu origem ao melhor filme do Oscar 2008. Meridiano Sangrento é uma matança só, e anteriormente Ridley Scott havia dito que queria amenizar a violência no filme.

Bom, parece que o material se impôs. "Chegamos a um roteiro, e o problema é que continua altamente selvagem. Mas é o que é. Se o filme fosse feito como deveria, ganharia um certificado X [normalmente reservado para os filmes pornô e extremos nos cinemas dos EUA]. O caso é que você não pode pedir desculpa pela violência, não dá pra quantificar a violência e não devemos tentar explicar essa violência. Ela é o que é: um exercício de brutalidade", disse o cineasta.

A história trata de um rapaz que se alista num pelotão nada amistoso de combatentes dos Estados Unidos e acaba ordenado a seguir num genocídio contra os índios Apache em solo mexicano. Debaixo de ordens implacáveis e de um combate sangrento ele tem a sua alma corrompida aos poucos pela conquista do Oeste. "Em boa parte a história [do livro] é provavelmente e relativamente acurada. Mostra como o território dos Estados Unidos foi tomado, pelo pescoço", completa Scott.

ridley scott

Ridley Scott
Leia mais sobre Blood Meridian