Filmes

Entrevista

Robô Selvagem traz questão da maternidade “de forma muito forte”, diz dubladora

Elina de Souza explicou o sentimento em torno de sua personagem, Roz

13.10.2024, às 12H00.

Apesar de parecer inusitado, uma história sobre uma robô que cai em uma ilha e precisa se encontrar em meio a vários animais é, acima de tudo, uma história sobre maternidade. Em Robô Selvagem acompanhamos principalmente Roz, uma robô que cai acidentalmente em uma ilha e precisa aprender a sobreviver em um ambiente hostil e avesso às suas programações.

É neste contexto, que ela encontra um filhote de ganso e estabelece como missão cuidar dele. “A questão da maternidade é muito forte. Acho que essa coisa dela se descobrir mãe é muito lindo e, ao mesmo tempo, desafiador”, analisou Elina de Souza, dubladora nacional da Roz.

Elina revelou que se identificou com a jornada de sua personagem. “Eu não sou mãe, mas eu sou tia, então essa coisa de cuidar, proteger, brigar por quem você ama, é muito lindo. Isso que marca e foi um dos momentos em que eu chorei gravando", contou em entrevista ao Omelete.

Mesmo que Roz seja uma robô, Elina revelou que ela tem uma representação significativa como uma mulher forte no filme. “Estou muito feliz por ter participado desse projeto exatamente por isso, para também mostrar que é possível. É possível a gente estar nos lugares, eu fazer uma dublagem desse porte, eu estar aqui com vocês hoje, conversando, sabe? Essa questão da mulher, da luta, da resistência…”, refletiu a atriz.

Escrito e dirigido por Chris Sanders (Como Treinar o Seu Dragão), Robô Selvagem é baseado no livro homônimo de Peter Brown. O elenco de voz inclui Lupita Nyong’o, Pedro Pascal, Stephanie Hsu, Mark Hamill, Catherine O'Hara e Bill Nighy.

O longa-metragem já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Leia a nossa crítica.