Super Mario Bros. estreou hoje (5) nos cinemas e é um dos lançamentos aguardados tanto pelos fãs da Nintendo quanto quem procura uma boa aventura para toda a família. Com um universo rico, o longa com a parceria da Illumination Studios usou o fanservice ao seu favor e recheou a trama com diversos acenos à franquia de 40 anos de Mario, mas também outros games que fazem parte do guarda-chuva da empresa japonesa.
Selecionamos os 15 principais easter eggs que você pode ter perdido em meio às diversas referências que Super Mario Bros. faz; confira:
[Atenção: Contém FORTES spoilers de Super Mario Bros.
IT'S ME...GIUSEPPE!
Instagram/@charlesmartinetitsame
Com Chris Pratt sendo a nova voz do Mario (Raphael Rossatto na dublagem brasileira), Charles Martinet, quem faz os irmãos bigodudos nos jogos, faz uma participação especial. Na história, Martinet deu a voz a dois personagens: o Giuseppe, um personagem com o visual do Mario nos anos 80, que aparece logo no começo e elogia o sotaque do Mario de Pratt; e também o pai de Mario e Luigi.
SPIKE
Foreman Spike de Wrecking Crew (1985)
O filme apresenta um personagem chamado Spike como o ex-chefe hostil de Mario e Luigi. Ele usa um uniforme de sua empresa, a Wrecking Crew. Spike, ou Foreman Spike, é um inimigo de Mario e Luigi nos primeiros games. Ele aparece em Wrecking Crew (1985) e é o chefe de obra do local de demolição onde os irmãos trabalham e sua função é impedir o progresso dos dois heróis no jogo.
AS LUVAS
Na cena da janta, Mario e Luigi tiram as icônicas luvas para comer massa e mencionam que fazem isso para não se sujarem de molho, o que faz sentido. Nos jogos, Shigeru Miyamoto, o criador do Mario, colocou as luvas porque, na época, a paleta de cores era limitada e ele usou branco para o jogador identificar a mão do personagem em meio aos píxeis.
NES DO MARIO
Reprodução/Nintendo Life
Quando Mario está em seu quarto, ele aparece jogando um NES (Nintendo Entertainment System, chamado de Nintendinho no Brasil). O console foi lançado em 1983 no Japão, chegou aos Estados Unidos em 1985 e marcou por lançar grandes franquias de jogos como Mario, Metroid, Donkey Kong e Zelda.
PREFEITA PAULINE
Nintendo/Divulgação
No noticiário, aparece a prefeita de Nova York falando sobre um vazamento no esgoto de Brooklyn. A personagem é um aceno para Pauline, a primeira moça que Mario resgata nos games.
Ela foi o primeiro interesse amoroso do bigodudo, mas acabou deixada de lado para dar espaço para a Princesa Peach. Ela retornou na franquia com mais força em 2017 em Super Mario Odyssey, sendo a prefeita de New Donk City, em que canta "Jump Up, Super Star!", música tema do jogo.
META-NINTENDO
Nintendo/Divulgação
É claro que a gigante japonesa não deixaria a oportunidade de referenciar as diversas franquias que tem além de Mario. Quando Mario está em Nova York, a animação faz vários acenos a esses jogos, como o arcade de Jumpman, o jogo que introduziu o primeiro Mario que tinha esse nome. No quarto do protagonista há uma miniatura da nave do Fox, do game Star Fox, e o filme traz referências a outros títulos como Punch-Out!!, Ice Climber, Duck Hunt e outros tantos.
OS POTENCIALIZADORES
Nintendo/Divulgação
Assim chamados os itens que dão poder ao encanador, os potencializadores aparecem no longa e são familiares para quem jogou Mario. Desde o famoso cogumelo vermelho que faz crescer, o cogumelo azul diminui de tamanho, a flor com poderes de fogo, a folha que faz ele virar o Mario Tanuki/Guaxinim com poderes de voo e Mario Gato que faz ficar ágil.
CRANKY E FAMÍLIA KONG
Quando Mario, Peach e Toad chegam ao reino dos Kongs, nos é introduzido o rei Cranky Kong. No jogo, ele é o avô de Donkey Kong e a primeira versão do gorila no fliperama Jumpman, mas no longa ele é pai do DK. Durante a batalha, aparecem rapidamente os parentes do primata como Diddy, Dixie e Chunky Kong, que também aparecem na franquia de jogos.
RAP DO DONKEY KONG
Na cena da batalha, é apresentado o Donkey Kong acompanhado de uma música familiar para os jogadores. Trata-se do rap de introdução em Donkey Kong 64 (1999) do Nintendo 64.
MAPA DE SUPER MARIO WOLRD
Nintendo/Divulgação
No reino dos Kongs, o rei mostra para os heróis o mapa com os diversos reinos, e o estilo do gráfico é uma referência do mapa de Super Mario World, clássico jogo de 1990 lançado para o SNES ou Super Nintendo.
BABY MARIO E BABY LUIGI
Quando Luigi fica preso, ele fica nostálgico e há um flashback dele e de Mario quando pequenos. A cena fofa é marcante para os fãs que identificaram que foi usado o mesmo visual de Baby Mario e Baby Luigi nos jogos de Yoshi Island e Mario Kart.
PIANO LUDWIG VON KOOPA
Nintendo
Quando Bowser toca piano, aparece rapidamente a marca Ludwig Von Koopa, e o nome não é em vão. Além de homenagear o compositor Ludwig van Beethoven,
Ludwig von Koopa é o mais velho dos Koopalings, um clã de sete irmãos que atuam como minions da Tropa Koopa sob Bowser (originalmente considerados seus filhos).
ESTRADA DE ARCO-ÍRIS
Quando o trio de heróis se juntam aos Kongs, eles vão até o Reino de Bowser motorizados com motos, carros até karts turbinados, usando a principal referência o jogo de corrida Mario Kart. Além da customização, aparece a Rainbow Road, uma das mais famosas pistas da franquia e uma das mais difíceis de chegar em primeiro lugar.
INIMIGOS
Na cena do casamento de Bowser e Peach, aparecem diversos inimigos famosos da franquia, como King Boo, o líder dos fantasmas, e King Bob-omb do reino das bombas.
LUMALEE
Ao longa da animação, aparece uma estrela azul que chama a atenção pelo seu carisma mórbido com comentários inusitados. Se trata de Lumalee, uma Luma (criatura parecidas com estrelas) introduzidas à franquia em Super Mario Galaxy, de 2007. No jogo, ela aparece em diversas galáxias e vende para o encanador itens que vão auxiliá-loe na jornada.