Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Qual será legado de Tudo em Todo o Lugar? “Espero que fique datado”, diz diretor

Daniels fizeram filme como resposta a problemas do mundo atual

25.01.2023, às 06H00.

Quando um filme começa a fazer sucesso na temporada de premiações, ou acumula centenas de milhões de dólares de bilheteria - ou, como é o caso de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, atinge o feito raro de obter as duas coisas -, uma questão logo surge: qual é o legado da obra? Será que ela vai ser lembrada dentro de algumas décadas, ou mesmo séculos?

Em coletiva acompanhada pelo Omelete, a equipe de Tudo em Todo o Lugar deu respostas diversas ao questionamento. Para Jamie Lee Curtis, por exemplo, o legado é o amor”: Reconciliação, família, fracasso, triunfo... As partes cotidianas da vida, com as quais todos nós lidamos. Não há ninguém no mundo que não esteja lidando com essas coisas”.

Ke Huy Quan espera que o longa incentive as pessoas a “serem mais gentis umas com as outras”, exatamente como o papel de Waymond fez com ele. O diretor Daniel Scheinert concorda, mas do seu jeito irônico: “Agora que fiz um filme sobre gentileza, preciso ser gentil com as pessoas pelo resto da vida, né? Se não, vou parecer um hipócrita, e decepcionar todos os fãs. É algo bom, porque me obriga a ser mais legal”.

Quem tem a resposta mais curiosa, no entanto, é o parceiro criativo de Scheinert, Daniel Kwan: “Se você faz um filme pensando em qual vai ser o legado dele, com certeza vai ser um filme ruim. Honestamente, Tudo em Todo o Lugar não foi feito para ser atemporal. Ele é uma liberação de energia rápida, uma resposta imediata para o momento que vivemos agora. Então o que espero é que o mundo mude nos próximos 20, 50, ou 100 anos, e que o nosso filme deixe de ser tão relevante por causa disso. Espero que ele se torne datado”.

Entrando na onda do amigo, Scheinert emenda: “Sim, espero que em 5 ou 10 anos nós tenhamos consertado todos os algoritmos ruins de redes sociais, que todo mundo pare de se odiar e se ofender, e que sejamos todos um pouquinho mais mentalmente saudáveis. Daí Tudo em Todo o Lugar vai se tornar um filme de época, sobre como era assustador e estranho no passado”.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo está disponível para streaming pelo NOW, e para compra e aluguel em plataformas como Amazon, Google Play e iTunes.