Galã, talentoso, educado e dono de um dos sotaques mais gostosos do mundo, Wagner Moura se destacou cedo no Brasil. Com papéis inesquecíveis como na novela Paraíso Tropical e nos filmes Carandiru, Cidade Baixa e Tropa de Elite, o ator se consagrou como um dos mais expoentes de sua geração. Em 2013, quando colocou os pés nos estúdios de Hollywood pela primeira vez, foi para trabalhar na icônica distopia Elysium, ao lado da também brasileira Alice Braga — e não parou mais. Desde então, o ator já esteve em diversas produções internacionais.
O caminho foi longo — mais de uma década — até chegar a Guerra Civil, o filme internacional que estreou batendo recordes nos EUA e chamando muita atenção de público e crítica. Enquanto ele não chega aos cinemas brasileiros, confira nesta lista dez trabalho de Wagner Moura que contam sua história em Hollywood:
ELYSIUM
O primeiro filme internacional de Wagner Moura foi um grande sucesso internacional, lucrando mais que o dobro de seu orçamento. O projeto teve grande importância para Wagner Moura, e fez com que ele desse seus primeiros passos no mercado internacional.
No filme de 2013, Moura e Alice Braga se juntaram novamente nas telonas, mas dessa vez para contar a história de um futuro distópico, onde as pessoas mais ricas do planeta vivem fora da Terra, que foi arruinada pela ação do homem. Nesse cenário, um homem tenta trazer igualdade para os mais pobres.
O filme está disponível na Max. Leia a nossa crítica!
TRASH: A ESPERANÇA VEM DO LIXO
Depois do sucesso de Elysium, o ator então trabalhou em um filme nacional — mas com DNA gringo. Trash, de 2014,é uma adaptação do escritor inglês Andy Mulligan e para nascer, foi preciso a parceria entre o diretor brasileiro Christian Duurvoort e o inglês Stephen Daldry. O trabalho, apesar de não ter nascido de Hollywood, também foi uma ponte entre o ator e o mercado internacional.
O longa, que também contou com Selton Melo, Martin Sheen e Rooney Mara, conta a história de três garotos, Gardo, Rato e Raphael, que vivem em um lixão onde sempre estão buscando algo valioso. Um dia, Raphael encontra uma carteira cheia de dinheiro e divide com o amigo. Porém, a mando de um candidato a prefeito, um policial aparece buscando pela carteira. Começa aí uma verdadeira fuga de policiais e a tentativa de reverter um erro.
O longa está disponível para aluguel digital. Leia a nossa crítica!
NARCOS
O divisor de águas na carreira internacional de Wagner Moura veio no streaming. O ator brasileiro interpretou Pablo Escobar, o narcotraficante mais famoso do mundo em uma dos primeiros hits da Netflix, pioneira do segmento de streaming, e rendeu o derivado Narcos: México (que teve direção de Moura) e a minissérie Griselda.
A série acompanha Escobar enquanto conta a história verídica dos violentos e poderosos cartéis da droga da Colômbia, serve de inspiração para esta realista série dramática de gangsters. Pedro Pascal também estrela a produção.
A produção está disponível na Netflix.
WASP NETWORDK - REDE DE ESPIÕES
Após abrilhantar as telinhas ao lado de Pascal, chegou o momento de Wagner Moura trabalhar ao lado das atrizes Penélope Cruz e Ana de Armas. Em 2019, Moura lançou um novo filme na Netflix, onde interpretou um piloto na história real de espiões cubanos em território americano durante a década de 90.
No filme, os cubanos se infiltram em grupos de exilados para deter o terrorismo contra Cuba — mas tiveram um alto preço a pagar.
O filme está disponível na Netflix. Leia a nossa crítica.
SERGIO
Novamente ao lado de Ana de Armas, o ator interpretou o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, o ex-Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos que morreu vítima de um ataque terrorista em Bagdá. O filme de 2020 é um drama biográfico hollywoodiano dirigido por Greg Barker, a partir de um roteiro de Craig Borten.
A produção está disponível na Netflix. Leia a nossa crítica.
ILUMINADAS
Em 2022, foi a vez de Waguinho — a essa altura já estamos íntimos — contracenar com a estrela de The Handmaid's Tale, Elisabeth Moss. Na série, Moura (que é formado em jornalismo), interpreta um jornalista brasileiro. Charmoso e inteligente como na vida real, seu personagem é um aliado importante nesse misto de ficção científica e suspense.
Na trama, a arquivista Kirby Mazrachi tem seu sonho de se tornar uma jornalista suspenso depois que ela sobrevive a um ataque brutal que a deixa em uma realidade em constante mudança.
A série está disponível no Apple TV+.
AGENTE OCULTO
No mesmo ano ele dividiu o set com várias outras estrelas no filme Agente Oculto. Além da terceira parceria com Ana de Armas, a produção da Netflix traz Wagner Moura ao lado de Ryan Gosling, Chris Evans e Regé-Jean Page. E assim como seus colegas de elenco, o brasileiro se divertiu ao viver um personagem caricato de filme de espião e, mesmo que tenha pouco tempo de tela, ele é um ponto alto do longa.
No filme — o mais caro da Netflix até hoje —, o agente mais valioso da CIA, cuja identidade é desconhecida, descobre segredos da agência e desencadeia uma caçada global por assassinos libertados por seu ex-colega.
Você pode assistir ao longa na Netflix e ler a nossa crítica aqui.
GATO DE BOTAS: O ÚLTIMO PEDIDO
Já falamos da poderosa voz de Wagner Moura neste texto, então por que não citar um de seus melhores trabalhos como dublador? O astro deu voz ao vilão mais carismático do Gato de Botas em seu filme mais recente. Ao lado de Antonio Banderas, Salma Hayek e Florence Pugh, Moura fez parte do elenco de dublagem da animação no papel do Lobo.
Gato de Botas: O Último Pedido está disponível no Telecine. Leia a nossa crítica.
SR. E SRA. SMITH
No início do ano, tivemos outro trabalho do ator nas telinhas, na primeira temporada da série reboot de Sr. e Sra. Smith. A trama traz Donald Glover e Maya Erskine no papel do casal disfuncional que abandonou sua vida passada para se unir no casamento e na espionagem. Wagner Moura, por sua vez, vive outro John Smith, casado com outra Jane Smith.
A série está disponível no Prime Video. Leia a nossa crítica.
GUERRA CIVIL
Agora, o ator estrela outro marco de sua carreira. Maior estreia de um filme da A24 nos Estados Unidos, Guerra Civil traz o ator ao lado de Kirsten Dunst no elenco. Com direção de Alex Garland, o filme se passa em um futuro distópico em que os Estados Unidos estão em conflito: 19 estados se separaram da União, e há um embate entre as Forças Ocidentais do Texas e da Califórnia e o poderio militar do governo federal estadunidense.
Kirsten Dunst vive uma fotojornalista que precisa navegar os perigos desta nova paisagem política dos EUA ao lado de um colega interpretado por Wagner Moura. Nick Offerman interpreta o presidente americano, enquanto Jesse Plemons é um soldado que cruza o caminho dos protagonistas. Completam o elenco Cailee Spaeny e Jefferson White.
Guerra Civil chega aos cinemas brasileiros em 18 de abril.