Mariana Lima/Instagram/Reprodução

Filmes

Notícia

Walter Salles vai dirigir filme sobre ditadura estrelado por Mariana Lima

História é baseada em livro de Marcelo Rubens Paiva

30.06.2021, às 18H23.
Atualizada em 30.06.2021, ÀS 19H25

O diretor Walter Salles vai dirigir um filme sobre a ditadura militar brasileira baseado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice SilvaAinda Estou Aqui será estrelado pela atriz Mariana Lima. A informação é do Deadline.

Eunice era uma dona de casa que se viu forçada a reinventar seu ativismo político quando o marido, o deputado Rubens Paiva, foi preso e morto pelo regime militar. Na época, o autor do livro tinha 11 anos e Salles, amigo da família, observou tudo de perto. Essa proximidade também serviu de inspiração para o desenvolvimento do projeto.

"A maioria dos meus projetos pessoais exigia processos de desenvolvimento muito longos, Central do Brasil, que foi de cinco anos, e o Diários de Motocicletas, quatro", disse Salles ao site. "Nenhum levou tanto tempo quanto esse que eu, em parte, era testemunha quando tinha 13 anos".

"Um dia, o inesperado aconteceu quando o pai foi levado para o quartel-general militar para um interrogatório. Ninguém naquele momento sabia que era a última vez que o veriam. Isso coincidiu com um momento desse regime totalitário brasileiro, onde as coisas começaram a se tornar extremamente violentas, e onde houve censura e tortura", explicou o diretor.

Sobre a escolha de Mariana, Salles explica que procurava um papel para ela em seus filmes há algum tempo: "Marina é uma atriz de teatro extraordinária e uma das atrizes de cinema mais sensíveis de sua geração no Brasil. Conversamos sobre trabalharmos juntos, mas esperei para encontrar o papel que pudesse realmente se beneficiar de seu extraordinário talento para dar à luz a essa personagem".

Murilo Hauser adaptou o roteiro baseado no livro, com Salles supervisionando o processo de desenvolvimento. A produção do longa acontecerá no Brasil e deve começar no início de 2022.