Cena de Wicked: Parte Um (Reprodução)

Filmes

Artigo

Wicked | Onde termina a Parte Um, e o que acontece na Parte Dois?

Divisão do cinema segue rigorosamente os atos da peça original

20.11.2024, às 06H30.

ATENÇÃO: Spoilers de Wicked: Parte Um a seguir!

A divisão da adaptação cinematográfica de Wicked em dois longas-metragens deixou os fãs curiosos sobre como a história seria repartida, e se essa separação seguiria a mesma do musical da Broadway, tradicionalmente realizado em dois atos.

Agora, temos a resposta: o filme de Jon M. Chu termina com Elphaba (Cynthia Erivo) voando para longe da Cidade das Esmeraldas e cantando "Defying Gravity", enquanto Glinda (Ariana Grande) fica para trás e solidifica sua aliança com o Mágico (Jeff Goldblum) e Morrible (Michelle Yeoh).

É exatamente o momento em que o primeiro ato da peça termina! Mas o que vem por aí na Parte Dois?

ATENÇÃO: Spoilers de Wicked: Parte Dois a seguir!

O segundo ato de Wicked começa com um pulo temporal, e vemos que Elphaba se tornou rapidamente a inimiga pública nº 1 em Oz, justamente por sua oposição ao regime do Mágico, enquanto Glinda é aclamada como o braço direito do governante, e Fiyero (Jonathan Bailey) se torna Capitão da Guarda com esperanças de encontrar Elphaba em seu exílio. Ele fica furioso, no entanto, quando Morrible anuncia publicamente - sem perguntar a ele antes - que Fiyero e Glinda vão se casar.

Reencontramos a (agora já chamada de) Bruxa Má do Oeste enquanto ela visita a irmã, Nessarose (Marissa Bode), que se tornou governadora da Terra dos Munchkins após a morte do pai das duas. Embora Boq (Ethan Slater) esteja casado com ela, continua amando Glinda, e Nessarose pede para que a irmã lance um feitiço para tirá-la da cadeira de rodas com a esperança de reverter a situação... a Bruxa atende ao pedido de Nessa, mas Boq a abandona mesmo assim.

Na tentativa de manter o marido ao seu lado, Nessarose abre o Grimmerie e faz um feitiço que dá errado. Na pressa para consertar o tropeço da irmã, Elphaba acaba transformando Boq em um Homem de Lata - aquele mesmo, que Dorothy encontra em seu caminho para a Cidade das Esmeraldas.

A próxima parada da Bruxa Má é justamente o palácio de Oz - onde, na tentativa de libertar os macacos voadores da tirania do Mágico, ela confronta Glinda e Morrible novamente, sendo resgatada apenas pela intervenção de Fiyero, que foge com sua verdadeira amada. Os pombinhos não tem tempo de aproveitar seu amor, no entanto, porque o próximo plano do Mágico e de seus asseclas logo é revelado: colocar Nessarose em perigo para atrair Elphaba.

Pois é - a governadora da Terra dos Munchkins se torna a Bruxa Má do Leste, que é esmagada pela casa de Dorothy quando ela chega a Oz... e descobrimos que isso não foi um acidente, uma vez que o tornado que atingiu o Kansas foi convocado pela própria Morrible. Quando Glinda descobre a verdade, fica horrorizada e renuncia à sua posição na Cidade das Esmeraldas, mas é tarde demais - o povo de Oz já está em sua caça à bruxa.

As duas amigas se reencontram enquanto Elphaba tem Dorothy como refém. Ao receber uma carta misteriosa, no entanto, a Bruxa Má do Oeste resolve se entregar à multidão que está atrás dela, e ainda convence Glinda a não tentar limpar o seu nome publicamente. Quando Elphaba liberta Dorothy, a menina joga um balde d'água em cima da Bruxa e ela aparentemente derrete.

No final do musical, no entanto, descobrimos que Elphaba fingiu sua morte para conseguir fugir com Fiyero e viver em paz longe de Oz. Enquanto isso, Glinda confronta o Mágico com o frasco verde que pertencia à mãe da Bruxa Má, e descobrimos que o governante de Oz na verdade é o pai biológico de Elphaba - o que o leva a renunciar ao posto, enquanto Morrible é presa e Glinda assume o comando do governo.

Wicked: Parte Dois chega aos cinemas em 20 de novembro de 2025.