Filmes

Artigo

Por que você precisa ver À Meia Noite Levarei a Sua Alma, de Zé do Caixão

Filme inaugurou o horror no Brasil

19.02.2020, às 20H04.
Atualizada em 19.02.2020, ÀS 20H32

O que é a vida? É o princípio da morte. O que é a morte? É o fim da vida. O que é a existência? É a continuidade do sangue. O que é o sangue? É a razão da existência!”, e com essas palavras José Mojica Marins inaugurou o cinema de horror no Brasil.

Bons filmes de terror nacionais não estão em falta - precisaria de uma lista só para citar as obras de Rodrigo AragãoGabriela AmaralDennison Ramalho, entre outros -, mas nenhum deles existiriam sem as polêmicas e perturbadas produções do cineasta em meados da década de 1960. Junto com a chegada do gênero ao país, veio também seu monstro mais reconhecível: o Zé do Caixão.

O filme marca a primeira aparição do coveiro. Em uma cidade do interior de São Paulo, Zé do Caixão se diferencia dos demais pela sua aparência e postura anti-religiosa. Seu único objetivo, em meio à uma vida de descrença, é encontrar uma mulher apta para lhe parir um filho - mesmo que contra a vontade. O personagem é um vilão sem redenção, e sem desculpas ou justificativas para seus atos monstruosos e agressões. Isso faz com que Meia Noite soe como um filme brutal e implacável mesmo nos dias de hoje, o que é reforçado pela técnica suja, imperfeita e traumatizante de Mojica. Um roteiro cheio de diálogos impactantes e ocasionalmente caricatos, com um gostinho de faroeste pelas experiências passadas do diretor, criam algo único, uma experiência verdadeiramente perversa, profana e fantasmagórica.

Felizmente, o Zé do Caixão teve todo o reconhecimento que merece, gerando não só duas continuações (composta por Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, de 1967, e Encarnação do Demônio, de 2008), como também inúmeros filmes, séries de TV e HQs. No Brasil é referência máxima da produção nacional até os dias de hoje. Já no exterior virou ícone trash, seja ao ser recomendado por cinéfilos exploradores, ou então ter suas obras como alvo de desejo de todo tipo de cineasta, do mestre do filme-b Roger Corman ao cult Roman Polanski (O Bebê de Rosemary).

Onde Assistir? Disponível para aluguel digital no Looke, no Now e também digitalmente em coleção da Focus Filmes com outros oito filmes do diretor.

* Artigo publicado originalmente na lista 31 filmes de terror essenciais para assistir