ATENÇÃO: Spoilers de Fogo & Sangue - e, possivelmente, A Casa do Dragão - a seguir!
A história da Dança dos Dragões, um dos conflitos mais marcantes da história da terra de fantasia de Westeros, está sendo adaptada em A Casa do Dragão, que já iniciou a sua segunda temporada. Porém, diferente de Game of Thrones, o final de todos os personagens já foi escrito no livro Fogo & Sangue - e, se você é curioso, pode conferir os desfechos dos principais protagonistas dessa história no texto a seguir!
- Livro x Série: Como a história de A Casa do Dragão acontece em Fogo & Sangue
- Caminhantes Brancos em A Casa do Dragão? O que já se sabia sobre eles na época
(Nota: as histórias aqui descritas são aquelas contidas no livro Fogo & Sangue, e podem ser modificadas para a série, tanto nos detalhes quanto em sua totalidade)
Rhaenyra Targaryen
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
Nos estágios finais da Dança, após traições e uma fuga de Porto Real sem dinheiro nenhum, a rainha decide voltar à sua sede em Pedra do Dragão, e para isso precisa vender a sua coroa em troca de transporte. A ideia dela era aguardar os homens do Vale e do Norte chegarem em seu apoio, mas Rhaenyra é surpreendida ao chegar em sua casa com o filho Aegon.
Lá, ela se depara com a sua guarnição morta e o castelo tomado por Aegon, o seu meio-irmão, acompanhado do dragão Sunfyre - ambos moribundos após a batalha com Meleys e Rhaenys e, depois, Baela e Moondancer. Desprotegida e emboscada em seu próprio lar, Rhaenyra é entregue pelo irmão Aegon ao seu dragão e devorada por Sunfyre na frente de seu filho, que assistiu tudo horrorizado. Ela tinha trinta e três anos quando morreu.
Daemon e Aemond Targaryen
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
O marido de Rhaenyra passa grande parcela da Dança nas Terras Fluviais, e após uma ruptura final com sua amante Nettles, parte de Lagoa da Donzela para Harrenhal na intenção de enfrentar o sobrinho Aemond. Daemon esperou na gigantesca fortaleza por catorze dias até que Vhagar apareceu nos céus, com o irmão de Aegon e sua amante Alys Rivers, grávida, nas costas.
Após um breve encontro no pátio, Caraxes e Vhagar subiram aos céus montados pelos príncipes. A batalha sangrenta entre os dois dragões e seus cavaleiros aconteceu sob o Olho de Deus no pôr do sol. Enquanto Vhagar e Caraxes se destruíam, Daemon pulou no dorso da dragão mais velha e afundou sua espada Irmã Negra no olho cego de Aemond. Nisso, os dragões caíram no lago. O corpo de Vhagar afundou e, anos depois, foi encontrado com o corpo de Aemond ainda preso a si - e com a Irmã Sombria cravada no crânio.
Já Caraxes conseguiu se arrastar para fora do lago, mas morreu logo em seguida perto das muralhas de Harrenhal. O corpo de Daemon nunca foi encontrado, mas o Príncipe da Cidade foi dado como morto. Canções foram feitas sobre ele ter forjado sua morte e partido para encontrar a amante Nettles, mas essa versão é descredibilizada pelos meistres. Daemon tinha quarenta e nove anos e Aemond recém havia completado vinte quando seus dragões dançaram no Olho de Deus. Vhagar tinha cento e oitenta e um, e foi o último dragão restante de Aegon, o Conquistador.
Alicent Hightower
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
Alicent sobrevive ao fim da Dança dos Dragões e às mortes de todos os seus filhos, o que destrói a rainha viúva. O novo rei e seu conselho ficam em dúvida sobre o que fazer com Alicent, que recusa uma reconciliação com Aegon III, o filho de Rhaenyra, então acaba confinada em seus aposentos na Fortaleza Vermelha. Ela morreu durante a Febre do Inverno, em 133 depois da Conquista, após passar seu último ano enclausurada em seu quarto, na companhia apenas de uma septã e bordados, chorando e passando por momentos de pouca lucidez.
Rhaenys Targaryen
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
A Rainha que Nunca Foi é uma das primeiras baixas importantes do lado de Rhaenyra na guerra. Rhaenys monta em Meleys, sua dragão, e parte para Pouso das Gralhas em auxílio a Lorde Staunton contra as tropas Verdes lideradas por Sor Criston Cole, pouco tempo após a morte do príncipe Lucerys. Porém, a batalha na verdade era uma armadilha, e a princesa foi emboscada por Aegon e Aemond montados em Sunfyre e Vhagar. Mesmo sem saída, Rhaenys não tentou recuar e partiu para a luta.
O desenrolar foi sangrento e confuso, mas Meleys feriu gravemente Sunfyre antes de Vhagar descer sobre os dois. Os três dragões e seus cavaleiros caíram em meio a fogo e sangue, e Vhagar foi a única a sair ilesa. Meleys, conhecida como Rainha Vermelha, morreu na queda, e o corpo carbonizado da princesa Rhaenys foi encontrado junto do Dragão.
Aegon II Targaryen
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
Depois da morte de Rhaenyra, Aegon voltou para Porto Real e tentou assumir o reino novamente. Porém, os aliados de sua irmã agora lutavam em prol de Aegon, o Jovem, filho de Rhaenyra e Daemon. Seu conselho, que incluía o Serpente Marinha à época, o aconselhou a abdicar em favor do sobrinho, mas Alicent o desencorajou.
Corlys Velaryon e Larys Pé-Torto, que nesse ponto queriam o novo rei no Trono de Ferro, parecem ter conspirado em segredo para a morte de Aegon II. Provavelmente a mando deles, alguém colocou veneno no vinho de Aegon após a reunião do conselho, e o rei morreu envenenado dentro de sua liteira a caminho do septo do castelo. Ele tinha vinte e quatro anos no momento de sua morte.
Helaena Targaryen
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
A filha de Viserys e Alicent nunca mais foi a mesma depois da morte de seu filho, Jaehaerys, no episódio conhecido como Sangue e Queijo - desde então, ficou conhecida como a rainha louca. Ela ficou encarcerada em seus aposentos durante o reinado de Rhaenyra na Fortaleza Vermelha, até que se jogou da janela do quarto de Maegor e morreu empalada nas estacas do fosso seco.
O motivo de sua morte foi envolto por especulações, já que ela estava presa há bastante tempo e nada de especial teria acontecido para motivar o ato. Boatos apontavam as mais diversas histórias: desde o horror que ela presenciou ao ver seus guardas sendo mortos, até ter sido informada das circunstâncias da morte de seu filho mais novo, Maelor. A verdade sobre sua motivação específica, porém, nunca foi revelada.
Sor Criston Cole
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
O Fazedor de Reis morreu em batalha contra os nortenhos, após causar o terror pelas terras do centro-sul de Westeros na guerra. Os reforços da rainha Rhaenyra vinham do Norte e das Terras Fluviais, e sor Criston Cole encontrou os Lobos do Inverno em uma batalha com final definido antes mesmo de começar. Depois da morte do cavaleiro, sua cabeça foi levada em uma estaca por Folhalonga, Matador de Leões, até a cidade de Tumbleton.
Jacaerys Velaryon
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
O filho mais velho de Rhaenyra montou em Vermax no início de 130 depois da Conquista para ajudar a frota Velaryon numa batalha marítima contra navios das cidades livres, aliados de Otto Hightower. Embora contasse com a ajuda de outros quatro dragões e tenha conseguido destruir as frotas de Myr, Lys e Tyrosh, o príncipe não sobreviveu ao episódio: seu dragão foi abatido (os relatos divergem sobre como, mas definitivamente foi ferido e morto na batalha) e caiu no mar, afundando. Jace teria pulado de Vermax e caído em destroços de navios inimigos, mas foi ferido e morreu com uma flechada no pescoço, sendo engolido pelo mar.
Joffrey Velaryon
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
O terceiro filho de Rhaenyra com Laenor Velaryon foi o último dos três irmãos a morrer: herdeiro da mãe à época, o jovem príncipe entrou em pânico quando a população de Porto Real se revoltou e partiu numa investida contra o Fosso dos Dragões para assassinar as criaturas. Joffrey implorou para a mãe que lhe desse permissão para sair com seus cavaleiros e proteger Tyraxes, seu dragão, mas Rhaenyra impediu.
O garoto, então com treze anos, tomou uma atitude desesperada: montou Syrax, a dragão da rainha, sem sela ou chicote para controlá-la. Não fica claro se ele queria partir para a batalha ou - mais provável - apenas chegar ao próprio dragão, mas Syrax não o reconheceu como seu cavaleiro e derrubou o garoto no chão em pleno voo sobre a Baixada das Pulgas. Ele morreu com a queda, e sua própria espada teria se cravado no abdômen do príncipe.
Otto Hightower
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
Sor Otto Hightower teve um final rápido: o lorde que serviu de Mão para três reis - Jaehaerys, Viserys e Aegon - foi considerado traidor por Rhaenyra e decapitado quando a rainha tomou a Fortaleza Vermelha, no período mais efervescente da Dança dos Dragões.
Corlys Velaryon
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
O Serpente Marinha sobreviveu à Dança dos Dragões e só morreu em 132 depois da Conquista, quando tinha setenta e nove anos e caiu enquanto subia as escadas da Fortaleza Vermelha. Seu corpo foi velado por sete dias em frente ao Trono de Ferro, e depois “sepultado” no navio que carregava o seu nome.
Larys Strong
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
Após a coroação de Aegon III e a chegada de Cregan Stark em Porto Real para organizar o reino, lorde Larys Strong foi condenado no que ficou conhecido como Julgamentos do Lobo por sua traição ao reino. Lorde Stark ofereceu a chance de Larys vestir o preto da Patrulha, mas ele não quis, e acabou decapitado pela Gelo. Antes de morrer, pediu para que o seu “pé torto” também fosse cortado, o que lhe foi concedido.
Daeron Targaryen
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
O filho mais jovem de Alicent foi peça importante no front da Campina. Após a morte de seus irmãos mais velhos, ele era o prudente herdeiro dos Verdes e estava acampado nas muralhas de Tumbleton quando Addam Velaryon e as tropas Tully caíram sobre ele. O ataque noturno foi rápido e impiedoso, e existem versões diferentes sobre a morte do príncipe, mas ele definitivamente pereceu naquela noite.
Alguns dizem que ele saiu cambaleante de sua tenda com as roupas de dormir pegando fogo e foi morto pela maça-estrela de um homem chamado Trombo Negro; já outros dizem que foi pela espada de um desconhecido. Uma terceira diz que ele nunca chegou a sair da tenda, morrendo quando o pavilhão desabou em cima dele.
Aegon III e Viserys II Targaryen
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)
Os dois filhos de Rhaenyra e Daemon sobrevivem ao final da Dança dos Dragões, e ambos se tornam reis de Westeros, cada um a seu tempo. O mais velho, que passou o fim do conflito ao lado da mãe e presenciou sua morte, subiu ao trono como Aegon III no período instável que se sucedeu. Já o seu irmão mais novo, Viserys, passou anos desaparecido após ter sido sequestrado por lysenos durante a guerra. Ele só retorna a Westeros anos depois, quando reencontra Aegon. Bem mais velho, Viserys II assume o Trono de Ferro após a morte de seus sobrinhos.