Miriam Lucia, a coordenadora de intimidade de A Casa do Dragão, rebateu declarações recentes de Sean Bean (astro de Game of Thrones, série que originou a produção da HBO) em que ele criticava a profissão, uma recente adição aos sets de filmagem após o movimento #MeToo.
Coordenadores de intimidade são responsáveis por garantir a segurança e conforto dos atores e do restante da equipe durante a filmagem de cenas de sexo, nudez ou de qualquer natureza íntima. Para Bean, no entanto, a intervenção desses profissionais "tira a espontaneidade" do trabalho do ator.
"Quando ele disse isso, eu pensei na própria natureza do que fazemos como atores", rebateu Lucia em entrevista ao Deadline. "Nós sempre temos que fingir que estamos fazendo aquilo pela primeira vez, sempre temos que sugerir espontaneidade onde ela não existe. Você tem um roteiro, então não está improvisando aquelas palavras. O seu trabalho é fazer parecer espontâneo".
Lucia afirmou que "ama Sean Bean como ator", mas continuou: "Eu só acho que ele tem certa idade, e está nessa indústria há algum tempo... Talvez a experiência dele com um coordenador de intimidade tenha sido ruim. Eu não acho que o meu trabalho atrapalhe o processo criativo, acho até que ajuda a fazê-lo florescer".
"Uma vez que você sabe o que cada ator está disposto a fazer, em termos de toque e consentimento, e quais são os movimentos acordados da cena, você pode adicionar emoção a ela. Você pode achar a sua liberdade dentro disso, porque não está o tempo todo no escuro, tentando encontrar os limites do que pode fazer", explicou.
- [Recap] Casamento, mortes e fofocas marcam 5º episódio
- A Casa do Dragão | Casamento desastroso de Rhaenyra gera memes; veja
Situada 200 anos antes dos eventos de Game of Thrones, A Casa do Dragão é baseada no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin. Os showrunners da primeira temporada são Ryan Condal (Colony) e Miguel Sapochnik (Thrones), que recentemente deixou a produção.
A Casa do Dragão é exibida aos domingos, na HBO e no streaming HBO Max.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.