HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

A Casa do Dragão | Como o quarto episódio se conecta a Game of Thrones

Capítulo faz referência a um dos principais mistérios da série original

11.09.2022, às 23H12.

[Spoilers do quarto episódio de A Casa do Dragão à frente]

Sendo um prelúdio de Game of Thrones, sempre foi óbvio que A Casa do Dragão traria referências à produção original da HBO. O quarto episódio da série, exibido neste domingo (11), aludiu a uma das mais importantes tramas do programa de 2011: a profecia do príncipe prometido que derrotaria os exércitos do Rei da Noite. Nos últimos minutos do capítulo, Viserys (Paddy Considine) convoca Rhaenyra (Milly Alcock) para discutir seu envolvimento com Daemon (Matt Smith). Antes de começar a falar com o pai, a princesa retira do fogo a icônica adaga de aço valiriano com que Arya (Maisie Williams) matou o líder dos mortos-vivos em 2019 e vê uma inscrição secreta deixada por Aegon, O Conquistador: “do meu sangue virá o príncipe que foi prometido e dele será a canção de gelo e fogo”.

A profecia escrita na lâmina, obviamente, referencia também o sonho que motivou Aegon a conquistar e unir os Sete Reinos sob o comando de uma única coroa séculos antes - e que foi passada de Viserys a Rhaenyra na estreia do derivado. A inscrição também explica a razão de a Casa Targaryen acreditar ser a única dinastia que pode sentar no Trono de Ferro, afinal, o tal “príncipe prometido” seria, de acordo com sua lenda, o único capaz de proteger Westeros das ameaças ao norte.

Ironicamente, a mesma cena cria uma incongruência em relação à série original. Afinal, foi Arya Stark, e não Jon Snow (Kit Harington) que derrotou o Rei da Noite e, consequentemente, seu exército. Com isso, “o príncipe prometido” não só não Descendia de Aegon, O Conquistador, como sequer era um príncipe. Autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, George R.R. Martin já falou algumas vezes que o final de Game of Thrones difere do desfecho que ele tem planejado para a saga literária. Diretamente envolvido com A Casa do Dragão, o escritor pode muito bem usar o prelúdio para indicar o caminho que ele realmente queria que D.B. Weiss e David Benioff tivessem seguido alguns anos atrás.

Situada 200 anos antes dos eventos de Game of Thrones, A Casa do Dragão é baseada no livro Fogo & Sangue, de George R. R. Martin. Os showrunners da primeira temporada são Ryan Condal (Colony) e Miguel Sapochnik (Thrones), que recentemente deixou a produção.

A Casa do Dragão é exibida aos domingos, na HBO e no streaming HBO Max.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.