Se a primeira temporada de A Casa do Dragão ficou mais concentrada em Pedra do Dragão e Porto Real, o segundo ano já chegou expandindo os cenários da série: depois de uma passagem pelo Norte, agora a série levou parte da trama para Harrenhal. A fortaleza no coração de Westeros é marcante por sua aparência e por sua história, além de ser um ponto chave para a guerra - vem relembrar tudo sobre o castelo!
No terceiro episódio da segunda temporada da série, o príncipe Daemon Targaryen (Matt Smith) chega montado em Caraxes para clamar a fortaleza em favor de Rhaenyra (Emma D’Arcy) - afinal, Harrenhal é o maior castelo do reino e fica no centro de Westeros, sendo uma posição estratégica importante e ponto chave para reunir os exércitos das Terras Fluviais.
Chegando lá, Daemon encontra a fortaleza praticamente vazia e destruída, pois ela é grande demais para guarnecer apropriadamente e, além do seu passado trágico, acabou de passar por um novo incêndio que debilitou ainda mais o castelo. Porém, nem sempre ele foi assim - afinal, Harrenhal foi idealizado para ser a mais impressionante sede do continente.
- [Opinião] A Casa do Dragão precisa parar de soletrar todas as suas respostas
- Livro x Série: Como a história de A Casa do Dragão acontece em Fogo & Sangue
A sua construção começou alguns anos antes da Conquista de Aegon, quando Harren Negro era o Rei das Ilhas e dos Rios e governava a região das Ilhas de Ferro e das Terras Fluviais em nome da Casa Hoare. Harren era um homem muito ambicioso, e seu domínio, violento. A fortaleza foi o grande projeto de sua vida, construída e nomeada em sua homenagem, e desde o início foi marcada pela tragédia: dizem as lendas que Harren misturou sangue na argamassa de suas paredes, e muitos morreram durante os quarenta anos que durou a construção.
No dia em que o último tijolo foi colocado na sede dos Hoare, Aegon, O Conquistador e suas irmãs desembarcaram na foz do rio Água Negra. Harren não se aliou ou se rendeu ao Targaryen e juntou tropas para combatê-lo, certo de que seu recém-concluído castelo era impenetrável. Porém, ele não levou em consideração que muralhas altas e reforçadas não são páreo para dragões - eles podem voar acima delas.
Assim, a ruína de Harren Negro se tornou também a queda de seu castelo: Aegon, montado em Balerion, o mais temível entre os dragões vivos, passou por cima das defesas do Hoare e incendiou a gigante construção. O fogo de Balerion era tão quente que derreteu as pedras, transformando a fortaleza em uma enorme pira e matando Harren e seus descendentes. Esse é o início do que ficou conhecida como a maldição de Harrenhal, e das supostas assombrações que rondam o castelo.
Apesar do incêndio causado por Balerion ter deixado inúmeras mortes e marcas permanentes de destruição - é descrito que as torres de Harrenhal se parecem com velas derretidas -, a construção “sobreviveu”, e foi passada ao controle da casa Qoherys, uma das apoiadoras de Aegon I. Porém, é a partir daí que a tal maldição é observada, já que destinos terríveis sempre encontravam aqueles que ocupavam a fortaleza: os Qoherys morreram no reinado de Aenys I, e depois deles o castelo passou para os Harroway, que foram extintos por Maegor, o Cruel, pouco depois.
Maegor passou a propriedade para a Casa Towers, mas o Lorde Towers à época morreu sem herdeiros, e a princesa Rhaena Targaryen cuidou da propriedade até sua morte. Os Strong foram nomeados pelo rei Jaehaerys I como novos senhores de Harrenhal, e é essa a Casa que está no domínio do castelo quando A Casa do Dragão tem início.
- A Casa do Dragão | Entenda a treta entre as casas Blackwood e Bracken
- A Casa do Dragão | Saiba como é o final dos personagens no livro original
Na primeira temporada da série, conhecemos três personagens dessa Casa: Lorde Lyonel (Gavin Spokes) e seus filhos, Sor Harwin (Ryan Corr) - que supostamente foi o amante da princesa Rhaenyra e pai de seus três filhos mais velhos - e Larys Strong (Matthew Needham). Porém, mais uma tragédia afeta a construção: um incêndio tido como acidental (mas nem tão secretamente arquitetado por Larys na série) aumenta a destruição do local e mata Lorde Lyonel e Sor Harwin. Agora, quem tem o domínio da fortaleza e suas terras é Lorde Larys, o filho mais novo de Lyonel e mestre dos segredos informal da corte.
É essa a situação em que Daemon encontra o local: duplamente destruído pelo fogo, com um lorde ausente e pouco amado entre os que restaram na construção, como o castelão e tio de Larys, Sor Simon Strong (Simon Russell Beale). O cavaleiro rapidamente se rende e declara Harrenhal como leal à Rhaenyra, mas esse é só o começo da trama que acontece por lá, como bem sabem os fãs dos livros.
Além disso, vale lembrar que todas as tragédias ocorridas no castelo só aumentaram a sua fama de amaldiçoado e assombrado, e agora já vimos cenas de Daemon tendo delírios durante sua estadia por lá. Será que ele é mais um dos afetados pelos fantasmas que rondam Harrenhal desde a ruína de Harren Negro, ou ele é só mais um dos Targaryen que anda na linha tênue das visões e da loucura? Isso só saberemos com os próximos episódios da série.