Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Lista

Especial Game of Thrones | Antes e depois das principais famílias de Westeros

Enquanto alguns clãs se fortaleceram, outros deixaram de existir

01.03.2019, às 10H07.
Atualizada em 01.03.2019, ÀS 16H16

Game of Thrones deixa claro desde a primeira temporada que qualquer personagem pode morrer. E isso também se reflete nas casas principais de Westeros: algumas começaram muito poderosas e terminaram extintas.

Confira abaixo o antes e depois das principais famílias de Westeros:

Casa Stark

Lema: “O inverno está chegando”

Antes: A família começou muito bem estabelecida em Winterfell e como Protetora do Norte para o rei Robert. Durante as temporadas, porém, sua influência diminuiu, principalmente pela morte de membros principais, como Eddard, Catelyn e Robb. Apesar disso, os filhos mais novos (Arya, Sansa, Bran e Jon Snow) conseguiram reaver Winterfell e a família está estabelecida lá novamente.

Status atual: Ativa

Futuro: Em Westeros, os filhos herdam o nome do pai (Joffrey, por exemplo, era Baratheon e não Lannister), logo o sobrenome Stark deve perdurar através de Bran, único filho homem sobrevivente. No entanto, há algumas ressalvas aqui. Bran assumiu o posto de Corvo de Três Olhos e é difícil imaginar que ele terá herdeiros. Além disso, Sansa e Arya podem facilmente ir contra essa regra e nomear seus futuros filhos como Starks, para dar continuidade à família.

Casa Lannister

Lema: “Ouça-me rugir” (Não oficialmente: “Um Lannister sempre paga suas dívidas”)

Antes: A família Lannister começa a série como uma das mais poderosas, apesar de já ter problemas de linhagem na época. Cersei era casada com o rei Robert e seus filhos tinham o sobrenome dele. Jaime fazia parte da Guarda Real e por isso não poderia ter herdeiros. O único capaz de dar continuidade à família era Tyrion, que pela lógica, tem direito a Rochedo Casterly, a propriedade do clã. No entanto, Tywin sempre deixou claro o desprezo pelo filho caçula e disse claramente que não lhe daria o castelo.

Status atual: Ativa

Futuro: O futuro dos Lannister é interessante porque os caminhos para a continuidade da família aumentaram. Tyrion continua como herdeiro do nome e seus filhos serão Lannisters. Já Cersei não tem mais relação com os Baratheon e está grávida de Jaime, o que deixa claro que essa criança receberá o sobrenome de Rochedo Castely. Por último, Jaime deixou a Guarda Real no fim da sétima temporada. Se manter a decisão, o personagem está livre para ter herdeiros que levarão o nome da família.

Casa Targaryen

Lema: “Fogo e Sangue”

Antes: Quando a série começa, há dois herdeiros da família. Daenerys e Viserys, sendo que o segundo era o irmão homem mais velho e herdeiro. Com sua morte, Dany se tornou oficialmente a última de sua linhagem (não levando em consideração o Jovem Griff, que aparece apenas nos livros e nunca foi apresentado na série). Ela engravida de Khal Drogo e tem uma criança que até poderia levar seu nome, mas o bebê morre quando ela é enganada por Mirri Maz Duur.

Status atual: Ativa

Futuro: O futuro da casa fica em dúvida. Quando perdeu o bebê, Daenerys ficou estéril e Mirri Maz Duur profetizou que apenas quando ela pudesse voltar a ter um filho vivo, Khal Drogo voltaria para ela. Claro que há várias interpretações para a profecia e nos livros a volta da fertilidade de Daenerys já ficou em aberto depois disso, mas por enquanto a personagem da série acredita que não pode ser mãe. Com o relacionamento com Jon Snow, é possível que Dany engravide novamente de uma criança que seria herdeira de seu nome. Há grandes chances de Jon descobrir que é um Targaryen na última temporada e isso garantiria ainda mais o futuro da família.

Casa Baratheon

Lema: “Nossa é a fúria”

Antes: Quando GoT começa, os Baratheon são os mais poderosos de todo o reino, afinal são a casa que está no poder. Após o fim da rebelião que culminou na morte do Rei Louco, o Trono de Ferro ficou vazio e Robert o reivindicou por ser neto de Rhaelle Targaryen, o que lhe daria mais direito de ser rei do que qualquer outro. Além dos três príncipes (Joffrey, Myrcella e Tommen), a família também tinha o futuro assegurado com Renly e Stannis, pai de Shireen.

Status atual: Extinta

Futuro: A Guerra dos Tronos foi particularmente ruim para os Baratheon. Os filhos de Cersei com Robert morreram e ela não usa mais o sobrenome; Renly foi morto antes de ter herdeiros; Stannis matou a própria filha Shireen em nome do Deus Vermelho e tanto ele quanto sua esposa Selyse também morreram pouco depois, eliminando as possibilidades de continuar a família. A única ação que poderia ressuscitar o nome Baratheon seria se Gendry, bastardo do rei Robert, fosse legitimado e passasse a usar seu nome. A legitimação de bastardos acontece em Westeros (Ramsay Snow se torna Ramsay Bolton na série), mas para isso precisaria que alguém reconhecesse sua linhagem.

Casa Tyrell

Lema: “Crescendo fortes”

Antes: Situados no Jardim de Cima, os Tyrell eram uma casa conceituada em Westeros. A localização na Campina fazia a família ser particularmente rica e poderosa por conseguir cultivar alimentos e abastecer outros lugares que dependiam de sua ajuda, como Porto Real. Filho do lorde Mace Tyrell, Loras era um dos melhores cavaleiros de todo o reino. Já Margaery se casou com Renly, depois com Joffrey e por último com Tommen, relação que lhe deu o status de rainha.

Status atual: Extinta

Futuro: Loras, Mace e Margaery estavam no Septo de Baelor quando Cersei causou uma grande explosão, matando todos instantâneamente. A única que sobreviveu foi a vovó Olenna Tyrell, que morreu depois envenenada por Jaime Lannister. Ela aceitou seu destino e antes de ir fez questão de assumir sua culpa pela morte de Joffrey.

Casa Tully

Lema: “Família, dever, honra”

Antes: A casa Tully nunca foi muito grande, mas sempre foi tradicional por manter as Terras Fluviais. Quando a série começa, eles estão bem estabelecidos. Catelyn Tully agora é uma Stark pelo casamento com Ned; Hoster Tully, seu pai, é o lord do local, que abriga ainda Edmure, herdeiro da casa e Brynden “Peixe Negro” Tully, irmão do rei e grande guerreiro.

Status atual: Ativa

Futuro: Hoster Tully morre na terceira temporada e Peixe Negro também não sobrevive à Guerra dos Tronos. Quem está vivo atualmente - e deve aparecer no último ano - é Edmure Tully, irmão de Catelyn e herdeiro. O personagem se casou com Roslin Frey, no sangrento Casamento Vermelho e, caso tenha filhos e sobreviva, pode continuar a linhagem.

Casa Martell

Lema: “Insubmissos, não curvados, não quebrados”

Antes: A casa Martell tem uma das histórias mais interessantes dos Sete Reinos. Ela é situada em Lançassolar e sua configuração como conhecemos surgiu quando Nymeria veio de Essos e se casou com Mors Martell. Juntos eles criaram costumes diferentes, como chamar os governantes de príncipes e não reis e ter como herdeiros os filhos mais velhos, fossem homens ou mulheres. Os Martell também resistiram à Conquista de Westeros pelos Targaryen, luta que deu origem ao lema da casa. Posteriormente, a duas dinastias se uniram por casamento. Quando Game of Thrones começa, o sereno Doran é o príncipe de Dorne e Oberyn é um famoso guerreiro conhecido como o Víbora Vermelha, pelo costume de usar venenos em suas lanças. Nos livros, a herdeira é Arianne Martell, mas ela nunca foi apresentada na série, que considera Trystane Martell em seu lugar.

Status atual: Extinta

Futuro: A família não continua pela morte de todos os seus membros na série. Oberyn é morto na luta contra o Montanha ao tentar vingar sua irmã Elia Martell. Ellaria Sand, companheira de Oberyn, não concorda em como o príncipe Doran lida com a questão e por isso o mata em Lançassolar. Trystane, o herdeiro que se casaria com Myrcella Baratheon, é morto pelas Serpentes de Areia, filhas bastardas de Oberyn com Ellaria. A única forma de continuidade da casa seria se alguma filha bastarda e desconhecida de Oberyn fosse legitimada.

Casa Greyjoy

Lema: “Nós não semeamos” (Não oficialmente: “O que está morto não pode morrer”)

Antes: Os Greyjoys vivem nas Ilhas de Ferro e são um povo duro e batalhador, por terem se estabelecido em uma área inóspita de Westeros. As Ilhas de Ferro são afastadas, rochosas e, como diz o lema da casa, não são um lugar para semear nada. Quando o seriado começa, Balon Greyjoy é o lord do local e sua linhagem está garantida em Theon, que vive com o Starks, e Yara, que comanda os exércitos e a frota do local.

Status atual: Ativa

Futuro: Balon morre durante a série, mas a família continua com Yara, Theon e Euron, tio deles. Theon foi torturado por Ramsay e teve seu pênis cortado, por isso não pode ter herdeiros. Mas a liderança da casa está atualmente em disputa entre Yara e Euron. Se um dos dois sobreviver, seus herdeiros devem levar o sobrenome adiante.

Casa Arryn

Lema: “Tão alto como a honra”

Antes: A família Arryn vive na região do Vale, no castelo Ninho da Águia. Eles têm grande importância no começo de Game of Thrones, já que John Arryn era o Mão do Rei Robert e é sua morte que desencadeia os acontecimentos da série. John era casado com Lysa Arryn (irmã de Catelyn) e pai do garoto Robin Arryn (interpretado pelo brasileiro Lino Facioli).

Status atual: Ativa

Futuro: John e Lysa Arryn já morreram na série, mas Robin permanece vivo e é o atual herdeiro. Até a sétima temporada, o garoto era muito influenciado por Mindinho, mas com a morte do personagem de Aidan Gillen fica a dúvida se alguém cuidará dele ou se ele passará a comandar o Vale sozinho. De qualquer forma, se Robin continuar vivo e tiver herdeiros, eles terão o sobrenome Arryn e a casa continua.