Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Entenda por que o retorno de Gendry pode ser algo decisivo na série

Imagens do ator indicam seu retorno na sétima temporada; personagem pode ser peça que faltava em grande batalha

05.07.2017, às 11H30.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

A guerra dos cinco reis em Game of Thrones praticamente terminou com a dizimação de todos seus expoentes: Joffrey Baratheon (Jack Gleeson), Stannis Baratheon (Stephen Dillane), Renly Baratheon (Gethin Anthony), Robb Stark (Richard Madden) e Balon Greyjoy (Patrick Malahide) já partiram dessa para melhor. A disputa pelo Trono de Ferro começa a sétima temporada com representantes Lannister, Targaryen e Stark na luta pelo trono. De lá para cá, casas como Martell, Tyrell e Baratheon foram praticamente dizimadas. Essa última, inclusive, começou como a detentora do poder absoluto nos Sete Reinos e chegou à morte de todos os seus membros - ou quase isso.

Após a morte do Rei Robert (Mark Addy), todos os demais que carregavam o sobrenome, ou pelo menos o sangue da família, morreram. Stannis e Renly perderam a vida na luta pelo direito ao trono, os ilegítimos Joffrey e Tommem (Dean-Charles Chapman) foram coroado reis, mas um foi morto envenenado e o outro se matou - até Myrcella (Nell Tiger Free) e Shireen se despediram da série, uma por veneno e a outra queimada viva pelo próprio pai. Mesmo sem o sobrenome famoso, os bastardos de Robert foram caçados e mortos durante o reinado de Joffrey, mas sabe-se que um deles sobreviveu. Gendry (Joe Dempsie) foi enviado para longe do perigo na terceira temporada, quando Sor Davos Seaworth (Liam Cunningham) o colocou em um barco e o espectador viu o personagem se despedindo remando.

Gendry é o último laço Baratheon por aí e várias indicações mostram que o bastardo está voltando. Game of Thrones já mostrou que ser o último representante de sua árvore genealógica não é um impeditivo - Daenerys (Emilia Clarke) está aí para provar - , muito menos ser considerado um bastardo - Jon Snow (Kit Harington), coroado Rei do Norte recentemente, que o diga. Da última vez que o rapaz apareceu, ele estava em maus lençóis. Em Pedra do Dragão, ele era mantido prisioneiro de seu tio Stannis e de Melisandre (Carice van Houten), que pretendia sacrificar o rapaz em nome de R’hllor, foi salvo por Sor Davos. As orientações eram de que Gendry voltasse para Porto Real, mas nunca mais ficamos sabendo do jovem. Agora, prestes a estrear a sétima temporada, alguns indícios apontam para seu retorno.

Joe Dempsie foi visto encapuzado no aeroporto de Belfast, na Irlanda do Norte, em setembro de 2016, durante as gravações da série. A cidade fica na costa leste do país - o que atrapalha um pouco as especulações de onde ele poderia estar na trama, já que a maioria dos variados sets da Irlanda do Norte fica nesse entorno. Contudo, sabe-se que a vila de Carncastle e Castelo de Ward são algumas das principais locações de Winterfell. Cenas em florestas no Norte também já foram rodadas no país, mais especificamente no Tollymore Forest Park. Não é suficiente para garantir que o jovem esteja de alguma forma ligado ao lar recém reconquistado dos Stark - na Irlanda do Norte também já foram rodadas cenas desde o Mar Dothraki até locais de Porto Real - mas é suficiente para algumas especulações.

Verdade seja dita, nem a presença de Dempsie é garantia absoluta do retorno do rapaz na série: ele pode, coincidentemente, ter resolvido passar um tempo em um país que tem locações da série durante suas gravações. Contudo, coincidências assim já aconteceram antes com Rory McCann (Sandor Clegane), Natalia Tena (Osha) e Art Parkinson (Rickon). Todos eles, na época das filmagens da sexta temporada, foram vistos chegando em Belfast e, ainda que todos tenham alegado estar apenas passeando, seus personagens voltaram a aparecer na trama. 

Voltando ao Norte, ainda que não seja possível dizer onde Gendry poderá retornar, os livros e alguns outros acontecimentos da trama até agora podem apontar indícios do que  poderá acontecer. Nos livros originais, Gendry nunca esteve perdido. Ne verdade, o personagem se tornou um misto de alguns dos bastardos de Robert personificados em uma pessoa só. Em seu arco original, Gendry passou a integrar a Irmandade Sem Bandeiras - como também aconteceu na série - e passou a usar suas habilidades como ferreiro em prol do grupo. A mudança na série, quando ele é entregue à Melisandre, foi uma forma de adaptar a história de outro bastardo de Robert,  Edric Storm. Nos livros, é ele quem é capturado por Melisandre e quem tem o sangue utilizado em seus rituais para R’hllor. A própria fuga de Gendry é levemente semelhante com o que acontece com Edric nos livros.

Na última temporada, tivemos o retorno de Beric Dondarrion (Richard Dormer) e da Irmandade Sem Bandeiras - local de onde Gendry nunca deveria ter saído de acordo com os livros. Da última vez que o grupo foi retratado, eles estavam marchando para o Norte - possivelmente para Winterfell, já que Beric disse estar indo ao encontro de um objetivo maior. O segundo trailer é ainda mais revelador, pois mostra o personagem segurando uma espada de fogo e, em seguida, Jon Snow e Tormund (Kristofer Hivju) acompanhados de dois outros homens de costas, um deles também portando uma espada de fogo. Tudo leva a crer, portanto, que o objetivo maior é a luta contra os White Walkers.

E onde Gendry exatamente entra nisso tudo? Se a série estiver caminhando para mostrar o retorno do bastardo Baratheon à Irmandade Sem Bandeiras e ela, por outro lado, estiver motivada a encarar a ameaça do Rei da Noite, Gendry é uma presença valiosa. O rapaz é um aprendiz de ferreiro e foi treinado por ninguém menos que Tobho Mott (Andrew Wilde), um dos poucos profissionais do reino capacitados a forjar aço valiriano - justamente o material capaz de matar White Walkers. Além disso, vale lembrar que Sam (John Bradley-West), melhor amigo de Jon Snow, foi para a Cidadela iniciar seu treinamento de Meistre e, ocasionalmente, descobrirá mais informações sobre o aço valiriano: junto de um aprendiz de Mott, isso pode ser decisivo na fabricação de armas eficazes.

Além disso, seu retorno à série em algum momento esbarrar com Winterfell possivelmente ocasionará em uma reunião de personagens capaz de aquecer o mais frio dos corações sulistas: Arya (Maisie Williams) e Gendry. A jovem Stark também está caminhando rumo ao seu antigo lar e foi, junto da Irmandade Sem Bandeiras (antes, é claro, de vendê-lo), o mais próximo que Gendry já teve de uma família - seu principal objetivo esse tempo toda, já que ele nunca mostrou grandes pretensões de ser exatamente um herói reconhecido. Além do aspecto emocional do reencontro dessa dupla, tem também o fator vingança: Melisandre é um dos nomes que resta na lista de Arya e Gendry não guarda boas lembranças da feiticeira.

É claro que também existe a possibilidade de Gendry ter apenas seguido as recomendações de Sor Davos e estar em Porto Real escondido debaixo do nariz de Melisandre até agora - mas seria muito menos emocionante do que a combinação perfeita de fatores descritos acima. Caso as teorias estejam certas, Gendry tem o potencial para ser, na reta final da série, o bastardo capaz de honrar o nome Baratheon como nenhum dos outros membros da casa fez em vida.