Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | O que a presença de Beric Dondarrion pode significar na série

Personagem apareceu de volta em novas imagens da sétima temporada

14.06.2017, às 18H29.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Game of Thrones teve novas fotos da sétima temporada divulgadas - veja aqui - que destacam um personagem desaparecido desde a terceira, que voltou no oitavo episódio da sexta temporada e agora parece ganhar destaque: Beric Dondarrion (Richard Dormer). O homem foi introduzido na trama ainda durante o primeiro ano, quando Ned Stark (Sean Bean) o mandou para as Terras Fluviais para levar a justiça do rei até Sor Gregor Clegane. Bem antes de Jon Snow (Kit Harington) voltar a vida pelas mãos de Melisandre (Carice van Houten), Beric morreu seis vezes e foi ressuscitado por Thoros de Myr (Paul Kaye) - que, assim como Melisandre, também segue o Senhor da Luz. Ele se tornou o líder da Irmandade Sem Bandeiras e, da última vez que foi visto, estava rumando com seu grupo para o Norte, para lutar contra os males do inverno que, como sabemos, já chegou.

Na nova imagem, Beric surge montado em um cavalo no meio do que parece ser uma tempestade de neve, mostrando que certamente ele alcançou seu objetivo de viagem. Levando em conta que Beric é originalmente um aliado Stark, sua chegada pode ser uma boa notícia para Jon Snow, principalmente com a saída de cena de Melisandre, responsável por trazer o bastardo de Winterfel de volta à vida na temporada anterior. Além disso, na foto Beric aparece ao lado de Sandor Clegane, uma presença que representa ainda mais segurança para Sansa Stark (Sophie Turner). 

A Irmandade Sem Bandeiras se formou no meio da Guerra dos Cinco Reis, reunindo sobreviventes das batalhas e refugiados. O discurso do grupo é paralelo ao de Jon Snow em relação a deixar a guerra pelo trono de ferro em segundo plano, focando na luta contra os White Walkers. Além de encontrar eco para seus apelos, Jon Snow pode entender mais sobre seu vínculo com o Senhor da Luz, além do que acontece no processo de voltar à vida - Beric já disse que "se tornou menos ele mesmo" cada vez que foi trazido de volta.

Contudo, nem tudo são flores na relação entre Beric e os sobreviventes Stark: caso Arya (Maisie Williams) retorne para Winterfell e encontre os irmãos, a situação de Beric pode ficar um pouco mais complicada. O nome dele está na lista de pessoas que a jovem Stark planeja matar desde que entregou Gendry (Joe Dempsie), o bastardo de Robert Baratheon (Mark Addy), para Melisandre. A sacerdotiza vermelha usou o sangue real do rapaz para colocar em prática um feitiço ambicionando a morte dos três supostos reis usurpadores e, em seguida, Gendry fugiu com a ajuda de Sor Davos (Liam Cunningham) - desde então também entrou para a cota de personagens que não apareceram mais, mas que podem retornar no sétimo ano. 

O retorno de Beric e da Irmandade Sem Bandeiras também atualiza de certa forma uma teoria já esquecida por muitos fãs da trama: a de Lady Stoneheart. Nos livros, Beric recebe a vida do Senhor da Luz e concede essa mesma vida para ninguém menos do que Catelyn Stark (Michelle Fairley), que retorna como Lady Stoneheart e passa a liderar a Irmandade Sem Bandeiras. Além de já ter passado muito tempo desde sua morte no Casamento Vermelho, o aparecimento de Beric vivo afasta ainda mais a possibilidade de um retorno da versão sombria da matriarca Stark.

Os capítulos inéditos do penúltimo ano de Game of Thrones vão ao ar em 16 de julho. Em tempo, a emissora também começou a disponibilizar assinaturas independentes do HBO GO, serviço de streaming, na América Latina - saiba mais.