A penúltima temporada de Game of Thrones estreia em 16 de julho e deixa o público a apenas 13 episódios do fim da saga que começou a ser exibida em 2011. Ao longo de seis anos, os espectadores precisaram praticar o desapego e muita gente viu o personagem favorito se despedir da série através de espadas afiadas, doses de veneno ou lanças pontiagudas. Junto com eles, muitas teorias sobre quem terminaria no Trono de Ferro também acabaram sendo descartadas. Com base nos que restaram em pé na série, contudo, algumas especulações sobre o final de Game of Thrones foram se fortalecendo ao longo do tempo e três, pelo menos, delas são as apostas de grande parte dos fãs.
Praticamente todas as grandes teorias sobre o fim de Game of Thrones partem do encadeamento de profecias criadas nos livros, ainda que algumas não necessariamente tenham sido citadas na série até agora. Por exemplo, ainda que a adaptação televisiva não siga com tanta fidelidade o conteúdo do livro, é complicado acreditar que Cersei Lannister (Lena Headey) vá terminar no Trono de Ferro quando há uma profecia nos livros dizendo que ela vai ser morta por um valonqar, traduzindo, um irmão mais novo. A predição de sua morte é parte de três previsões de uma maegi, duas das quais foram levadas para a série e já aconteceram - Cersei deu check em casar com um rei e em ver todos os filhos morrerem.
Como a série da HBO ultrapassou o conteúdo dos livros, os fãs do épico de George R.R. Martin ficaram desamparados ao ver a narrativa da série tomando vida própria na tela. Martin já revelou em entrevistas que passou a David Benioff e D. B. Weiss, os produtores da série, o que deve acontecer com os personagens nos livros finais, para que eles pudessem finalizar a saga de forma coerente. Existem muitas mudanças entre os livros e o programa - Catelyn Stark (Michelle Fairley) nunca voltou como Lady Stoneheart, todas as histórias dos bastardos Baratheon foram concentradas em Gendry (Joe Dempsie) e o próprio Martin já disse que um personagem morto na série vai ser importante no sexto livro - mas é difícil acreditar que existam mudanças tão significativas nos arcos principais a ponto de, por exemplo, Cersei, condenada desde muito cedo, terminar viva.
As principais teorias sobre quem vai terminar no Trono de Ferro, obviamente giram em torno de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), Jon Snow (Kit Harington) e Tyrion Lannister (Peter Dinklage), os três personagens que, de alguma forma, influenciaram muito do que aconteceu - do lado bom da coisa, digamos assim. Ainda que a maioria dos personagens da série tenham profundidade suficiente para serem amados e odiados - Catelyn Stark por exemplo, era uma personagem querida até a parte em que desprezava Jon Snow por achar que o rapaz era bastardo do seu marido -, Jon, Daenerys e Tyrion são os únicos que traçaram uma trajetória incorruptível, movidos por ideais nobres desde o começo.
- Arya pode estar com a adaga de Mindinho; o que isso significa?
- 7 detalhes que não podem passar despercebidos no primeiro trailer de Game of Thrones
- 9 detalhes do segundo trailer de Game of Thrones que merecem atenção
A grande profecia que norteia o fim da série é a do Azor Ahai e da Nissa Nissa, que fala sobre um grande guerreiro do passado que renasceria e com sua espada, a Luminífera, estaria destinado a salvar Westeros dos Outros, os White Walkers - você pode ler tudo sobre essa teoria, com todos os detalhes dela, em outro artigo clicando aqui. Essa pessoa seria o Príncipe Prometido e existem alguns requisitos para isso, como ter o "sangue de dragão" e ser "nascido do sal e da fumaça". Muitos fãs defendem que Jon Snow, filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, seria o personagem adequado à lenda do renascimento do Azor Ahai. Alguns creem que Daenerys seja a Nissa Nissa e que, durante as duas temporadas finais, os dois vão se apaixonar. Porém, para dar seguimento à profecia, Jon terá que sacrificá-la para acordar a espada Luminífera e, com ela, derrotar o Rei da Noite e seu exército de White Walkers. Essa é a primeira grande teoria, a de que Jon Snow termina no Trono de Ferro.
Porém, ela abre margem para a segunda teoria: o oposto também pode acontecer, com Daenerys sendo o Azor Ahai. A partir daí, dois caminhos se destacam. Um diz que Jon Snow seria a Nissa Nissa e a história ocorre de forma semelhante à teoria de que Jon Snow terminaria no Trono de Ferro, mas invertendo os papéis. A outra diz que a Nissa Nissa seria Drogon, uma referência à Khal Drogo (Jason Momoa), seu amor já morto. Já foi dito por Meistre Aemon (Peter Vaughan) que um erro de tradução fez com que as pessoas achassem que seria um princípe, mas que, na verdade, o Azor Ahai seria uma princesa - no caso, Daenerys, filha de Rhaella e Aerys Targaryen.
Daenerys ser o Azor Ahai abre precedentes menos tradicionais sobre a teoria ligada a ela de quem termina no Trono de Ferro. A herdeira Targaryen já deu vários indícios de que quer ser o agente de uma grande mudança. Mais que isso, ela tem falado e promovido alterações severas em sistemas políticos convencionais. Em Essos, ela acabou com a escravidão, mas descobriu ser complicado administrar todo seu domínio recém-conquistado. Sobre a disputa entre casas, ela disse: “Eu não vou parar a roda, eu vou quebrar a roda”. A frase foi interpretada por muitos como o fim do Trono de Ferro e a implantação de um sistema político onde as diversas áreas de Westeros teriam autonomia. A segunda grande teoria, portanto diz respeito ao surgimento da democracia em Westeros.
- Entenda por que o retorno de Gendry pode ser algo decisivo na série
- Arya deverá finalmente reencontrar Nymeria na sétima temporada; saiba por quê
Por fim, a terceira das teorias sobre o fim de Game of Thrones que mais conquistou adeptos entre os fãs diz respeito à profecia das três cabeças do dragão. Na série, Daenerys foi avisada, quando esteve na Casa dos Imortais, que o “dragão tem três cabeças”. Caso a série confirme que Tyrion é filho de Aerys e Joana Lannister, e não de Tywin (Charles Dance) como todos acreditam, ele seria o terceiro Targaryen restante, além de Jon Snow e Daenerys. Teríamos aí as três cabeças do dragão - uma alusão à chegada de Aegon, o Conquistador, com suas irmãs Visenya e Rhaenys. Essa é uma reinterpretação da teoria do Azor Ahai, que diz que só os três juntos preenchem os requisitos da predição sobre o herói renascido e que, portanto, eles comandariam Westeros lado a lado - essa é a terceira grande teoria sobre o encerramento da série.
É claro que em 13 episódios de Game of Thrones muita coisa pode acontecer e derrubar essas três teorias - assim como já aconteceu com várias outras. Nenhuma delas abarca com exatidão o papel de outros personagens importantes na trama, como Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau), Petyr Baelish (Aidan Gillen), Sam Tarly (John Bradley-West) ou Arya (Maisie Williams), Sansa (Sophie Turner) e Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright).
Para conferir o que irá acontecer para além das teorias, os episódios inéditos do penúltimo ano de Game of Thrones vão ao ar em 16 de julho. Em tempo, a emissora também começou a disponibilizar assinaturas independentes do HBO GO, serviço de streaming, na América Latina - saiba mais.