Balatro, um dos grandes vencedores do The Game Awards 2024, teve sua classificação indicativa atualizada: na Europa, o jogo passou a ser indicado apenas para maiores de 18 anos, devido à alusão a um jogo de azar.
"Conforme o jogo avança, o jogador fica cada vez mais familiar com as mãos que dão mais pontos. Como essas mãos existem no mundo real, esse conhecimento pode ser transferido para o pôquer da vida real", lê a descrição da PEGI, entidade responsável por classificações indicativas na Europa.
Furioso, o criador LocalThunk foi ao Twitter para demonstrar sua indignação:
"Já que a PEGI nos deu uma classificação 18+ por ter cartas malvadas, talvez eu devesse adicionar microtransações, loot boxes e apostas reais para abaixar essa classificação para 3+, como EA Sports FC", disparou.
Em post seguinte, ele esclareceu que o seu maior problema é com jogos que realmente possuem sistemas de aposta terem classificação indicativa 3+, e não com Balatro sendo indicado para maiores de 18 anos.
O roguelike de pôquer foi aclamado desde seu lançamento, e os reflexos vieram no The Game Awards: com as taças de Melhor Indie, Melhor Indie de Estreia, e Jogo Mobile, Balatro só teve menos troféus que o Jogo do Ano, Astro Bot (4).