Divulgação/Ubisoft

Games

Notícia

Jogadores processam Ubisoft por desligamento de jogo

A polêmica de The Crew ainda rende

Vinha
12.11.2024, às 12H00.

Dois jogadores da Califórnia, nos EUA, resolveram processar a Ubisoft por conta do desligamento e remoção das lojas de The Crew, game de corrida da empresa lançado em 2014.

Recentemente a Ubisoft anunciou que tiraria The Crew do ar, incluindo seus servidores. Isso torna o game inutilizável, já que ele não possui modo offline. A companhia ofereceu reembolsos apenas para quem comprou o jogo recentemente, mas deixou usuários mais antigos a mercê da decisão. Agora, dois usuários resolveram tomar medidas a respeito e registrar um processo contra a empresa, em um processo registrado em 4 de novembro na Califórnia.

"Imagine que você compra uma máquina de pinball e, anos depois, entra em sua casa para jogar, apenas para descobrir que todas as pás estão faltando, o pinball e os bumpers sumiram, e o monitor que orgulhosamente exibia sua pontuação máxima inatacável foi removido", diz o texto do processo. "Acontece que o fabricante do pinball decidiu entrar em sua casa, destruir o interior da máquina de pinball e remover sua capacidade de jogar o jogo que você comprou e pensou que possuía", complementa o texto.

Com o texto, o processo traça um paralelo com o que ocorreu em The Crew a partir de 2024. O processo diz que os jogadores foram enganados de duas maneiras: primeiro, supostamente enganando os jogadores a pensar que estavam comprando um jogo quando estavam apenas licenciando-o — mesmo que um jogador comprasse um disco físico. Segundo, que a Ubisoft "representou falsamente" que os arquivos de The Crew estavam em seus discos físicos para acesso livre, e que os discos não eram simplesmente uma chave para o jogo. A Ubisoft está violando as leis de proteção ao consumidor da Califórnia, alega o processo.

Os dois autores do processo dizem que compraram o game em 2018 e 2020, respectivamente, bem depois que ele foi lançado. O processo diz ainda que eles não compraram sabendo que os servidores seriam desligados - o anúncio só aconteceu em dezembro de 2023.

Os autores estão buscando que o tribunal aprove o processo como uma ação coletiva, o que significa que outros jogadores do The Crew podem se envolver. Eles estão buscando indenização monetária e danos para aqueles impactados pelo desligamento do servidor.

Procurada por sites como Eurogamer e Polygon, a Ubisoft não quis comentar o caso.