As tarifas de Donald Trump sobre países como China continuam gerando discussões e apreensões, principalmente em marcas de tecnologia e um dos novos produtos que já estão sendo afetados é o Nintendo Switch 2 e de acordo com a Nikkei, um dos principais fornecedores de componentes da Nintendo e da Apple alertou para esperarem um grande impacto na importação de produtos, principalmente no console, sujeito a uma tarifa de 145%. (via VGC)
Vale lembrar que iPhones e alguns computadores foram isentos das tarifas do presidente dos EUA, mas consoles de videogame não, o que vem gerando apreensão dos fãs sobre o valor anunciado anteriormente pela Nintendo, que seria de US$ 449,99.
Ainda assim, a incerteza sobre o lançamento do console nos Estados Unidos é considerável. Casas de análise apontam que o aparelho terá vendas piores do que o esperado por conta desse processo turbulento; Matt Piscatella, da Circana, aponta que jogos físicos podem ser abandonados devido às tarifas, e a ESA, empresa responsável pela E3, apontou que a indústria sofrerá um "impacto prejudicial".
O Nintendo Switch 2 será lançado em 5 de junho no mundo todo, incluindo no Brasil. O console custará US$ 450. Entre as diversas novidades temos um novo Joy-Con, que agora se conecta de forma magnética no console, além de a presença de um botão C, capaz de acessar o GameChat, função que promove chat em tempo real, com voz e vídeo - câmera vendida separadamente. O novo console tem tela maior e armazenamento de 256GB, também mais rápido, duas portas USB-C, função mouse para os controles, entre outros incrementos.
O Switch 2 terá melhor qualidade visual, com efeito HDR para jogos e gráficos de resolução máxima de 4K. Diversos games foram confirmados, entre novos e retornantes: Mario Kart World, The Duskbloods, Hades 2, Donkey Kong Bananza, Drag and Drive, Kirby Air Riders, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Cyberpunk 2077, Final Fantasy Remake Intergrade, Pokémon Legends Z-A, Metroid Prime 4: Beyond Borderlands 4 e mais.