HFPA/Divulgação

Filmes

Notícia

Organizadores do Globo de Ouro anunciam mudanças no regulamento

Hollywood Foreign Press Association foi duramente criticada por práticas duvidosas e falta de diversidade entre seus membros

Nico
05.08.2021, às 17H38.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H47

Entidade por trás do Globo de Ouro, a Hollywood Foreign Press Association detalhou nesta quinta-feira (5) as mudanças de regulamento prometidas após a NBC anunciar que não iria mais transmitir a premiação. De acordo com a associação, as novas regras trarão “responsabilização, inclusão e transparência” à HFPA, que convida “nossos parceiros de toda a indústria a se juntar a nós na missão de levar Hollywood para o mundo de uma forma mais inclusiva e diversificada”.

Entre as principais mudanças no regulamento da instituição está a ampliação de quem poderá se candidatar para ser credenciado para HFPA. Agora, não será mais necessário que os jornalistas morem em Los Angeles, podendo residir em qualquer lugar dentro dos Estados Unidos. Além disso, já não será mais obrigatória a assinatura de matérias em veículos impressos. Também haverá uma reavaliação anual do credenciamento dos membros da HFPA, que acontecerá paralelamente à avaliação de novos membros.

A HFPA também afirma que seus membros terão que operar sob um novo código de conduta, que inclui a proibição de aceitar “materiais promocionais ou presentes de estúdios, agentes, atores, diretores ou outros profissionais envolvidos na produção de filmes ou programas de TV”. Integrantes de comitês e conselhos também precisarão passar por treinamentos obrigatórios sobre assédio sexual e diversidade, equidade e inclusão.

O comando da associação também passará por mudanças, com o conselho administrativo sendo ampliado para 15 pessoas - 12 membros da HFPA, eleitos internamente pelos credenciados, e mais três diretores de fora da entidade, escolhidos pelos outros 12 integrantes do conselho administrativo. A Hollywood Foreign Press Association também buscará por um novo CEO, Diretor Financeiro, Diretor de Recursos Humanos e Diretor de Diversidade.

Ocorrida em abril, a premiação do Globo de Ouro de 2021 coroou Nomadland como Melhor Filme de Drama e Borat 2: Fita de Cinema Seguinte como Melhor Filme de Comédia ou Musical. A Netflix foi o maior destaque, vencendo em nove categorias.

Em 2021, a audiência da cerimônia desabou. De acordo com a Vulture, que classificou os números como um "desastre de proporções épicas", a premiação foi assistida por 6,9 milhões de pessoas, em comparação aos 18,3 milhões que assistiram no ano passado.