Em 2009, foi revelado que Alvo Dumbledore é canonicamente homossexual, e embora os fãs de Harry Potter saibam muito bem disso, a Warner Bros. censurou na China um diálogo em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore que aludia ao passado romântico entre o personagem e Grindelwald. De acordo com a Variety, seis segundos dos 142 minutos do longa-metragem foram removidos para a exibição no país.
Embora nenhum dos filmes de Harry Potter tenham referenciado explicitamente a sexualidade do personagem, em Animais Fantásticos isso ficou bem mais claro. Na franquia prequel, Dumbledore é interpretado por Jude Law, enquanto Grindelwald passou a ser vivido por Mads Mikkelsen no terceiro filme.
A China entrou com um pedido para remover esses seis segundos do filme, mais especificamente nas linhas em que Dumbledore diz a Grindelwald "porque eu estava apaixonado por você" e em outro momento, em que diz "o verão que Gellert e eu nos apaixonamos".
"Como estúdio, estamos comprometidos em proteger a integridade de todos os filmes que lançamos, e isso se estende a circunstâncias que exigem cortes sutis para responder com sensibilidade a uma variedade de fatores do mercado", declarou a Warner Bros. em nota para o portal estrangeiro. "Nossa esperança é lançar nossos recursos em todo o mundo conforme lançado por seus criadores, mas historicamente enfrentamos pequenas edições feitas em mercados locais."
No mesmo comunicado, os estúdios esclarecem que "o espírito do filme permanece intacto", mesmo com o que a empresa descreve como "pequenas edições".
Os Segredos de Dumbledore estreia em 14 de abril nos cinemas brasileiros.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.