J.K. Rowling voltou a disparar contra membros do elenco de Harry Potter que apoiam pessoas transsexuais. Desta vez, a autora criticou David Tennant, astro da série Doctor Who que interpretou o vilão Bartô Crouch Jr. em Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Durante uma aparição no British LGBT Awards no último sábado (22), Tennant pediu a Kemi Badenoch, ministra britânica da igualdade, que "calasse a boca" depois de defender a proibição de mulheres trans de entrar em banheiros femininos e em equipes esportivas.
Em uma entrevista no mesmo evento, Tennant chamou os críticos de pessoas trans de "um pequeno bando de idiotas chorões que estão do lado errado da história e todos irão embora em breve."
Ao tomar conhecimento das declarações do ator, Rowling se revoltou no X (antigo Twitter). A escritora republicou as falas de Tennant e criticou severamente sua posição.
"Este homem está falando de sobreviventes de estupro que querem cuidados apenas para mulheres, as enfermeiras que estão atualmente processando o seu seguro de saúde por as obrigarem a se trocar diante de um homem; garotas e mulheres que perdem oportunidades esportivas para prisioneiros do sexo masculino; e mulheres encarcerados com criminosos sexuais condenados", declarou.
Ela acrescentou: "Para um homem que supostamente é um modelo de compaixão e tolerância, ele certamente deseja que muitas pessoas deixem de existir". Confira:
Esses comentários não são novidade para os fãs de Harry Potter. Na verdade, o posicionamento da autora diante da população trans divide o fandom há anos, a ponto de uma parcela dos leitores e espectadores deixarem de consumir conteúdos relacionados à obra como uma espécie de boicote.