Divulgação

Filmes

Notícia

Maggie Smith | Elenco de Harry Potter lamenta morte da atriz de Minerva

Daniel Radcliffe, Emma Watson e outros artistas dos filmes se pronunciaram sobre a notícia

28.09.2024, às 10H20.

A morte de Maggie Smith na última sexta-feira (27) provocou uma onda de homenagens nas redes sociais e na imprensa, em especial de ex-integrantes da série Harry Potter. Intérprete do protagonista, o ator Daniel Radcliffe foi um dos artistas da franquia que lembrou a sua relação com a atriz com a notícia.

"A primeira vez que eu conheci Maggie Smith foi quando tinha nove anos de idade e nós líamos juntos algumas cenas de David Copperfield, que foi o meu primeiro trabalho", escreveu Radcliffe em nota à imprensa. "Ela foi incrivelmente gentil comigo naquela filmagem, e depois eu tive a sorte de trabalhar com ela por mais dez anos nos filmes de Harry Potter. Ela era uma intelectual determinada, com uma gloriosa língua afiada, e podia intimidar e seduzir ao mesmo tempo que era engraçada."

Emma Watson, que viveu Hermione nos filmes, também lembrou da sua relação com Smith. "Quando eu era jovem, eu não tinha ideia da lenda da Maggie", escreveu. "Foi apenas quando me tornei adulta que passei a apreciar o fato de ter dividido a tela com a verdadeira definição de grandeza."

À revista Entertainment Weekly, o ator Gary Oldman comparou a artista a Laurence Olivier e John Gielgud para exaltar o seu talento. "Aqueles que a viram despejar talento no palco nunca poderão esquecer dela. As suas atuações para o cinema permanecem por aí para todos verem e aproveitarem. Uma artista como essa aparece apenas entre uma geração e outra", disse Oldman, que viveu Sirius Black na franquia.

Bonnie Wright, que fez Gina Weasley, também falou sobre a atriz em suas redes sociais. "Minha cena favorita com Maggie foi quando nós estávamos todos aprendendo a dançar no baile. Ela personificava o balanço perfeito de atrevimento e carinho que era a Minerva McGonagall", disse a atriz.

Maggie Smith, que era um dos nomes mais emblemáticos da dramaturgia britânica, faleceu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada pela família à BBC, sem citar a causa da morte.