Xoa Huande e Robert Downey Jr. em O Simpatizante (Reprodução)

Séries e TV

Entrevista

O Simpatizante: Downey Jr. em quatro papéis “mostra que todo americano é igual”

Cocriadores Don McKellar e Park Chan-wook falaram da escolha de “multiplicar” o ator

14.04.2024, às 06H00.
Atualizada em 23.04.2024, ÀS 14H28

Em seu primeiro projeto após a vitória no Oscar de melhor ator coadjuvante por Oppenheimer, Robert Downey Jr. interpreta… bom, quatro caras diferentes. E, ao mesmo tempo, uma única ideia. É complicado - e os showrunners de O Simpatizante, Don McKellar e Park Chan-wook, são os primeiros a admitir que esse não era um trabalho que poderia ser dado a qualquer ator.

É verdade que os quatro personagens têm caracterizações e profissões diferentes, mas, no contexto maior da série, é como se todos eles representassem uma única ideia, um único sistema: os EUA”, explicou Park ao Omelete. “Nesse sentido, era importante que os personagens trabalhassem em uníssono na narrativa. E nós poderíamos ter nos desdobrado para encontrar quatro atores que pudessem trabalhar bem em conjunto dessa forma, mas acho que a ideia é melhor transmitida para o público quando todos eles têm o mesmo rosto”.

McKellar faz coro, dando a Park o crédito total pela ideia, inspirada no trabalho de Peter Sellers em Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick. “Fazia muito sentido para a mensagem que queríamos passar, mas também nos salvava de precisar colocar essas palavras na boca de alguém. Ninguém precisa falar 'esses caras são todos parecidos' quando você pode ver com os seus próprios olhos que eles têm o mesmo rosto!”.

Ao mesmo tempo”, admitiu ele, com um sorriso maroto no rosto. “É como se fosse uma piada de racismo reverso, dizendo que todos os americanos são iguais. Psicologicamente, também faz sentido para o Capitão, e é mais um elemento da série que nos coloca na perspectiva dele. Enfim, foi uma ideia perfeita”.

As outras três faces de Robert Downey Jr. em O Simpatizante (Reprodução)

Os dois showrunners também afirmaram que, quando se tratou de escolher o ator para interpretar esse papel quádruplo, Robert Downey Jr. estava no topo da lista. Quando tentamos pensar em alguém que poderia interpretar quatro pessoas diferentes, fazendo cada uma delas de forma distinta, mas também se certificando que elas se unissem para expressar a mesma coisa… Robert foi o nome que apareceu primeiro em nossas mentes”, disse Park.

O livro tinha alguns personagens estadunidenses bem parecidos, figuras meio patriarcais, que têm uma relação similar com o Capitão”, acrescentou McKellar. “Eles são todos mentores, todos prestativos, mas também condescendentes e instáveis. Então, ficamos pensando em quem poderíamos expressar a ideia da interdependência entre eles, como eles compartilhavam dos mesmos interesses escusos, como eram todos cúmplices em algo. Tivemos muita sorte que Robert topou o desafio”.

O primeiro episódio de O Simpatizante estreia hoje (14), às 22h, na HBO e na Max. Os episódios seguintes serão lançados semanalmente, sempre aos domingos.