Christopher Nolan, diretor de Interestelar, comentou em entrevista ao Allocine que o público precisa assistir o filme mais de uma vez para entender todos os argumentos científicos colocados na história.
"A Origem trata de muitas ambiguidades, acho que Interestelar trata menos, mas você não sabe. Há todos os tipos de complexidade nesse filme que o público certamente não consegue analisar assistindo apenas uma vez. Mas grande parte se relaciona com a ciência de tudo e o porque estas coisas estão acontecendo", disse.
Apesar de reconhecer as dificuldades das pessoas em entenderem o filme, Nolan disse que respeita e entende quem tem mais de uma interpretação para suas histórias. "A forma que eu trabalho significa que eu preciso entender tudo o que está acontecendo, até onde eu sei. Preciso ter um forte conjunto de regras para saber como tudo acrescenta-se. Mas isso não significa que outras interpretações não são válidas. Não significa que você não pode ser ambíguo e ter dúvidas sobre as coisas. Eu tento fazer filmes onde eu sei o que eles querem dizer, então não estamos enganando ninguém, não é ambiguidade, não deixamos as pessoas sem resposta. Eu sei o que isso significa, mas a ideia é que minha interpretação não é mais válida do que a sua", concluiu.
O longa narra as aventuras de um grupo de exploradores que usam um "buraco-de-minhoca" no espaço para superar as limitações das viagens espaciais humanas e conquistar vastas distâncias em viagens interestelares. Christopher Nolan reescreveu o roteiro de Jonathan Nolan (irmão e parceiro do diretor em Amnésia , nos dois últimos filmes de Batman e em O Grande Truque ), baseado nas teorias científicas desenvolvidas por Kip Thorne, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia especialista em Teoria da Relatividade.
Também estão no elenco Jessica Chastain, Anne Hathaway, Bill Irwin, John Lithgow, Casey Affleck, David Gyasi, Wes Bentley, Mackenzie Foy, Timothée Chalamet, Topher Grace, David Oyelowo, Ellen Burstyn e Michael Caine.