A plataforma de streaming Tidal, criada por Jay-Z, Madonna e outros artistas para combater o Spotify e outros concorrentes, chega oficialmente ao Brasil nesta terça-feira (29).
Assim como na versão americana, o serviço aposta em conteúdo exclusivo. Um deles já está disponível na versão nacional: o Tidal Rising, uma série de vídeos e entrevistas com diversos artistas nacionais. A partir de hoje até o começo de novembro, o programa mostrará Pearls Negras, Tiê, João Brasil, Don L, Familia Madá, FingerFingerr e Felguk.
O serviço conta com duas opções de assinatura: R$ 14,90/mês e uma versão de alta qualidade, denominada Tidal HIFI, por R$ 29,80/mês. Novos usuários podem experimentar a plataforma gratuitamente durante um mês.
Para bombar o serviço, que pretende entrar em um mercado repleto de concorrentes (Spotify, Deezer, Rdio, Napster), Jay-Z convocou o auxílio de vários artistas, que têm trocado suas fotos de perfil no Twitter por uma imagem azul-bebê, a cor da empresa. Na lista de apoiadores, estão Kanye West, Nicki Minaj, Rihanna, Madonna, Third Man Records (a gravadora fundada por Jack White), Coldplay e mais artistas.
Entretanto, o serviço não foi unanimidade entre as estrelas do mundo da música. Para Lilly Allen, o serviço vai fazer as pessoas voltarem a baixar música em sites piratas. Marcus Mumford, vocalista do Mumford and Sons, afirmou que não teria entrado na empresa nem se tivesse sido convidado. Por fim, Noel Gallagher ironizou o grupo: "Eles querem ser os Vingadores e salvar o mundo?"
O Tidal é disponibilizado em duas assinaturas nos Estados Unidos: uma com alta qualidade de som, por US$ 19,99, e outra com qualidade normal, por US$ 9,99.