Cena de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Reprodução)

Filmes

Entrevista

Novo Jogos Vorazes tem Capital bem diferente: “É como a Berlim pós-2ª Guerra”

“Os fãs mal vão reconhecer a Panem que mostramos nesse filme”, diz produtora

13.11.2023, às 12H00.

Prepare-se para encontrar uma Capital despida de (quase) todo o luxo e excentricidade que a tornou um cenário inesquecível na franquia Jogos Vorazes. Como a produtora Nina Jacobson avisou em entrevista ao Omelete, os fãs não vão reconhecer muita coisa da cidade em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, novo spin-off da saga.

Nossa primeira cena é um flashback para a Capital na época da guerra, um período ao qual nos referimos muito nos filmes anteriores, mas que nunca vimos em tela antes”, explica ela. “A ideia é que finalmente possamos sentir os efeitos da guerra na própria geografia da Capital, que se torna uma paisagem cicatrizada, deformada. E mesmo durante a nossa história principal, dez anos depois, a cidade ainda está em processo de reconstrução.

Para conceber a Capital dessas décadas sombrias, o diretor Francis Lawrence foi buscar inspiração em outra cidade que já viu a destruição da guerra: Berlim, onde a maior parte de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes acabou sendo filmada.

A nossa inspiração para o visual da Capital foi a cidade de Berlim logo depois da Segunda Guerra Mundial”, diz ele, creditando o designer de produção Uli Hanisch por dar vida a essa visão. “Queríamos retratar como era a vida em uma dessas cidades em recuperação. Filmar em Berlim ajudou muito a visualizar como seria a arquitetura clássica da Capital em um período no qual ela ainda estava sendo idealizada.

A Capital em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Reprodução)

Na prática, isso significa que os “prédios fascistas gigantescos” - na definição de Jacobson - que vimos na quadrilogia Jogos Vorazes ainda são meros sonhos rabiscados no papel na era retratada por A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Fachadas semidestruídas, estátuas em construção e ruas mal pavimentadas, com apenas um indício da majestade opulenta que viria a surgir décadas depois, marcam o novo filme.

Era importante para nós que uma coisa ficasse clara: aquela fachada brilhante que vimos na Capital dos filmes originais demorou muito para ser construída”, aponta Jacobson. “Esta é a nossa versão de um filme de época, basicamente.

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes chega aos cinemas em 16 de novembro.