Filmes

Artigo

Liga da Justiça | Entenda as cenas pós-créditos do filme

Cuidado com os spoilers!

15.11.2017, às 06H12.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H41

Liga da Justiça conta com duas cenas pós-créditos que vão manter o público até o último segundo na sala de cinema. A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre os dois momentos.

[Cuidado com os spoilers!]

Primeira cena: Superman e Flash apostam uma corrida para descobrir quem é o herói mais rápido. Se ganhar, Flash pode contar para todos que derrotou Superman, se perder, precisa levar todos para um brunch (retomando uma piada do início do filme). A cena termina sem determinar o vencedor.

O que significa: A disputa é uma referência clara a rivalidade dos quadrinhos: quem é mais rápido? Os heróis já correram diversas vezes nas HQs, com a primeira competição ocorrendo em 1967. Um secretário da ONU propõe o desafio para arrecadar dinheiro para um fundo de ajuda para países em desenvolvimento. Porém, depois de descobrir que havia apostas no mercado negro sobre a corrida, a dupla decidiu que seria melhor terminar com um empate. O desfecho em cima do muro foi usado repetidas vezes para evitar polêmicas entre os fãs dos heróis, mas em outras disputas foi Flash (em diferentes encarnações) que levou a melhor. O Homem de Aço vence a “corrida” na Superman #709, de 2011, quando Flash (Barry Allen) é controlado por um dispositivo kryptoniano. Ele não consegue parar e Superman precisa alcançá-lo para salvar o amigo.

Segunda cena: Uma chamada de prisioneiros revela que Lex Luthor (Jesse Eisenberg) não está mais na prisão. Corta para uma lancha, que se desloca em direção a um luxuoso iate. A bordo está Exterminador (saiba mais sobre o mercenário), que desembarca para uma reunião. Ele retira a máscara/capacete e revela o rosto de Joe Manganiello devidamente caracterizado com o cavanhaque grisalho e o tapa-olho. Lex, que está usando um terno quadriculado igual ao de Gene Hackman em Superman: O Filme, menciona o retorno do Homem de Aço, a formação da Liga da Justiça, e declara: “Está na hora de formarmos a nossa própria liga”.

O que significa: O atual planejamento cinematográfico da DC não permite muitas especulações sobre a cena. Tanto pode ser um gancho para The Batman, que originalmente teria o mercenário como vilão, como pode ser um direcionamento para o filme solo de Exterminador, que terá direção de Gareth Evans (Operação Invasão) - saiba mais. Nos quadrinhos da década de 70, a primeira reunião de vilões envolvia Darkseid, que fundou a Irmandade do Crime. Seus  planos para a escravizar a Terra, porém, entraram em conflito com os dos outros integrantes do grupo, que fundaram a Sociedade Secreta dos Vilões para combater Darkseid e perseguir os próprios interesses vilanescos. A animação dos Superamigos também contava com seu grupo de vilões, chamado de Legião do Mal, que mais tarde foi incorporado pelos quadrinhos e outras animações. Seria essa Liga de Vilões a conexão com os filmes solos dos heróis?  Não há qualquer menção, contudo, a Aquaman, o próximo longa no calendário do estúdio. O trecho serve mesmo é para definir o novo tom de Luthor, mais para vilão/playboy/excêntrico do que o jovem perturbado de Batman Vs Superman, e para apresentar Exterminador, ampliando o leque de personagens disponíveis nesse universo cinematográfico.